cartaz-xisb-a3ss
Cultura, De 20.04.2018 a 21.04.2018
XI Serenatas ao Berço
Guimarães
Dias 20 e 21 de Abril, Guimarães acolhe o XI Serenatas ao Berço, um evento que traz à Cidade Berço algumas das melhores tunas do país. Este Festival, cuja dimensão e reconhecimento tem vindo a crescer exponencialmente, trará a Guimarães alguns dos melhores nomes do panorama nacional das tunas femininas e masculinas (extra-concurso).

A organização do festival é da responsabilidade da Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho. Botões e machos do casaco tijolo, tricórnio e sorrisos na cara, é como se apresentam aos públicos que as vão vendo atuar. A Tuna feminina mais antiga da Universidade do Minho, conta já com 25 anos de história e, ano após ano, tem vindo a alargar o seu repertório e o reconhecimento por Portugal fora.

Em 1992, quando se formaram, foram apadrinhadas pela Ordem Profética da Universidade do Minho que, embora não seja uma tuna, é um grupo que partilha com as "Bebes" a irreverência e a faceta boémia.

A poucos dias da décima primeira edição do Serenatas ao Berço, a Tun'Obebes reune as várias gerações da Tuna e prepara uma festa como só estas (futuras) Engenheiras sabem fazer.

Para esta edição do festival, fazem parte do cartaz a Tuna Feminina do IPCA (TFIPCA), a Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora (TAFUÉ), a Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (EST?eS la Tuna Feminina) e a Tuna Médica Feminina da UBI (C?a Tuna aos Saltos); a Tuna de Engenhariada Universidade do Minho (Afonsina) e a Tuna Universitária do Minho (TUM) - como tunas extra concurso - e a Ordem Profética da Universidade do Minho (OPUM DEI) - que apresentarão o festival.

Os espectadores poderão contar com duas noites distintas. Na noite de 20 de Abril, as tunas farão uma solene serenata à Cidade de Guimarães, no Largo da Oliveira. Já na noite de 21 de Abril, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor enche-se de espírito académico e muita música num grandioso espetáculo. Nesta segunda noite, a plateia poderá contar com dois momentos muito especiais. A Tun'Obebes subirá a palco com a Afonsina - os seus homónimos e fiéis vizinhos de sala de ensaios - num momento que, de certo, ficará na memória. O segundo momento - que será inédito! - vai ver juntarem-se em palco padrinhos e afilhadas. Os profetas e as "meninas de tijolo" vão eternizar 25 anos de história partilhada num momento único.

A atuação da TunObebes contará com algumas estreias musicais - entre as quais um novo original -, mas não descura as melodias já conhecidas do público.

Os festivais de tunas, regra geral, são de cariz competitivo, mas têm como principal objetivo o convívio inter-tunas. Mais do que prémios, há um foco na troca de experiências, na música e na amizade.

"Qualidade musical e momentos de diversão! Um reviver de 25 anos de Tun'Obebes!" é, segundo Carolina Madureira - a Presidente da Tuna -, o que se pode esperar deste XI Serenatas ao Berço. "Um evento organizado para Guimarães, para a Academia Minhota e para a Tun'Obebes, certamente, que é uma oportunidade única para qualquer pessoa conhecer o universo das tunas."

Beatriz Costa, a Vice-Presidente da Tuna, "É muito bom sentir o entusiasmo das gerações mais antigas - as que, em tempo, fizeram crescer esta Tuna - e sentir que, passados 25 anos, está mais unida do que nunca!"

Fonte: Tun'Obebes

(Pub. Abr/2018)