default-header-news
Cultura, 01.03.2018
Fantasporto exibe 11 filmes de alunos da UMinho
Porto
Onze curtas-metragens de estudantes de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho foram selecionadas para o 38º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que inicia na terça-feira. As películas são exibidas a 1 de março, pelas 16h00, no Teatro Rivoli, e concorrem ao "Prémio Cinema Português - Universidades e Escolas de Cinema".

Alguns dos trabalhos nomeados foram elogiados recentemente, como no Festival de Curtas do Faial (Açores) e no 15º BragaCine, onde o Instituto de Ciências Sociais da UMinho foi a "Melhor Escola de Cinema". As 11 películas a concurso são "Fear", de Dênis Fernandes; "Os Médicos do Povo", de Juliana Ramalho; "Demons", de Jennifer Gomes; "Amo(r)-te", de Vanessa Cortez; "Locked Up", de Carolina Estrella; "Mad Hatter", de Joana Sofia Carvalho; "Recantiga", de Ana Martins; "Terminal de Cruzeiros", de Inês Paredes; "Opia", de Gabriela Ferreira e Mário Almeida; "Quantas Almas Tenho", de António Magalhães, David Rodrigues e João Pereira; e "Aqui Vai o Ganso", de Mariana Duarte, Diogo Rodrigues, Rui Araújo e Francisco Sousa.

É a sétima vez que as "curtas" realizadas na licenciatura e no mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho chegam ao Fantasporto, um dos principais festivais do género a nível mundial. Martin Dale e Pedro Flores, realizadores e professores da academia minhota, acompanharam de perto os vários projetos. "Os estudantes estão bem preparados para o futuro e querem agora mostrar o seu potencial neste reputado festival, onde se promove e premeia jovens talentos vindos de todo o país", diz Martin Dale, que também intervém no evento a 1 de março, às 11h00, no fórum sobre o financiamento dos agentes culturais.

Na categoria "Prémio Cinema Português" competem 44 filmes de nove academias: as universidades do Minho, Lusófona de Lisboa, Católica do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa, a Escola Superior Artística do Porto, a Escola Artística de Soares dos Reis, a Escola Superior de Arte e Design do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto. A categoria quer incentivar a melhoria da produção nacional e a acessibilidade dos estudantes de cinema e cineastas ao mundo profissional. O site oficial do festival éwww.fantasporto.com.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho