default-header-news
Cultura, 18.10.2017
UMinho homenageia Vítor Aguiar e Silva
UMinho
Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático emérito da Universidade do Minho e figura ímpar dos estudos humanísticos, é homenageado esta sexta-feira, dia 20, pelas 12h00, no auditório B1 (Complexo Pedagógico II) do Campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com intervenções do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do reitor da UMinho, António M. Cunha, do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), João Cardoso Rosas, do presidente do grupo dst, José Teixeira, do diretor do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), Tiago Miranda, e de Vítor Aguiar e Silva.


O programa prevê ainda uma breve atuação de músicos da Orquestra da UMinho e, no final, o descerramento da escultura "Artes, Humanidades e Engenharia", de Raúl Ferreira, junto ao edifício do ILCH. A peça de três metros de altura baseia-se numa loggia clássica e tem um dos arcos a terminar em forma de livro, cuja capa e contracapa sugerem os ornamentos do fac-simile d??Os Lusíadas?, publicado sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva. A obra usa o novo material ASIC, resíduo da indústria siderúrgica que a médio prazo deve substituir o cimento. A escultura é uma parceria entre o IB-S e a shairart, do grupo dst.

Doutor honoris causa pela Universidade dos Açores

Vítor Aguiar e Silva recebeu esta segunda-feira, dia 16, o título de doutor honoris causa pela Universidade dos Açores, que reconheceu o seu mérito e contributo na instalação do Instituto Universitário dos Açores, bem como a sua ligação com o Departamento de Línguas e Literaturas Modernas. O homenageado nasceu em 1939 em Real, Penalva do Castelo (Viseu), estudou e ensinou na Universidade de Coimbra e, em 1989, transitou para a UMinho, onde foi vice-reitor, professor catedrático do ILCH, fundador e diretor da revista "Diacrítica" e do Centro de Estudos Humanísticos.

Foi professor visitante em várias universidades estrangeiras, coordenou a proposta de criação do Instituto Camões, a Comissão Nacional de Língua Portuguesa, fez parte do Conselho Nacional de Cultura e é membro da Academia de Ciências de Lisboa. Coordenou o "Dicionário Luís de Camões", o primeiro sobre a vida e obra do poeta, com peritos de vários países, e publicou obras como "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa", "Teoria da Literatura" e "Jorge de Sena e Camões. Trinta Anos de Amor e Melancolia". Já recebeu os prémios Vergílio Ferreira, Vida Literária, D. Dinis, APE, Eduardo Prado Coelho e Jorge de Sena, além da Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa e dos Açores e a insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601128 /25 /09
Email: gcii@reitoria.uminho.pt

Site: www.uminho.pt

(Pub. Out/2017)

Arquivo de 2017