21753316-1881378805211493-8048437903044382063-o570
Cultura, 22.09.2017
Sarau Cultural regressa ao campus!
UMinho
O Sarau Cultural, momento em que os grupos culturais da UMinho se apresentam aos novos alunos, regressou este ano ao campus de Gualtar, onde algumas centenas de "caloiros, doutores e engenheiros" encheram as bancadas do anfiteatro natural da Escola de Economia e Gestão (EEG).

Foi no passado dia 18 de setembro que se realizou mais uma edição o Sarau Cultural, desta feita não na Praça dos Peões - vulgarmente conhecida como "nos Prédios Amarelos" -, mas sim no anfiteatro natural da EEG.

Após alguns anos ausente do campus, o Sarau regressou às suas origens, à envolvência e encanto conferidos por aquele espaço que mistura o verde da mãe natureza com a construção humana.

A ter inicio pelas 22h00, foram dez os grupos culturais que encheram de cor, alegria aquela amena noite de fim de verão: Gatuna, Literatuna, Azeituna, Coro, Grupo de Música Popular, Bomboémia, Tun'ao Minho, Tuna Universitária do Minho, iPUM e Tuna de Medicina da Universidade do Minho.

O espetáculo terminou por volta da 1h30 da manhã e segundo a Vice-Presidente do Departamento Cultural, Rafaela Silva, "foi um sucesso"! Para a jovem dirigente associativa esta iniciativa tem um papel muito importante "como primeiro contacto com os grupos culturais da academia".

No próximo dia 26 de Setembro, nos jardins verdejantes da "Lola", em Azurém, vai-se realizar a segunda parte deste Sarau. Segundo Rafaela, este será realizado em moldes "um pouco diferente do sarau de Braga e das edições anteriores, tendo inicio pelas 19h com churrasco organizado por algumas comissões de festas de Azurém".

As atuações estão previstas para terem início por volta das 21h30 e apenas estarão em palco quatro grupos culturais: Opum Dei, Tun'Obebes, Augustuna e para fechar a Afonsina.

Texto: Nuno Gonçalves

Fotografia: AAUM