default-header-news
Cultura, 27.09.2017
Encontros da Imagem celebram 30 anos em cinco cidades
Braga
O festival internacional de fotografia e artes visuais "Encontros da Imagem" decorre de 15 de setembro a 29 de outubro, com 49 exposições em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Porto. A inauguração oficial é este domingo, às 17h00, no Convento de São Francisco de Real, em Braga. A sessão conta com a maioria dos 55 autores das exposições, vindos de todo o mundo, e com responsáveis de várias entidades. Prevê-se ainda apresentações de trabalhos e a atuação do Ensemble de Clarinetes do Departamento de Música da UMinho.

A UMinho é a entidade com mais espaços (cinco) no festival, o que evidencia a sua aposta na cultura e na formação de novos públicos. Em concreto, a galeria do salão medieval da Reitoria acolhe os retratos femininos do ciclo "Promise Land", da norte-americana Lydia Panas, que foca os sentimentos contraditórios de ser mulher. Esta mostra é uma parceria com o Conselho Cultural da UMinho. Já o Museu Nogueira da Silva é palco da série "Environments", de Jon Gorospe, vencedora dos IV Prémios de Fotografia Contemporânea da Galiza, sobre o modo como movemos os resíduos (mas eles continuam a existir).

Por seu turno, o Convento de S. Francisco abre-se a trabalhos de Sérgio Leitão, Tiny Domingos, Leonor Costa e Mauro Ventura, que reinterpretam quatro obras do acervo do festival e somam-lhes duas performances, num "jogo"de imprevisibilidades. A iniciativa tem apoio da Unidade de Arqueologia. Ainda em Braga, a Biblioteca Geral em Gualtar desvenda "I've Never Beeg Big Sick", de Ulla Deventer, fruto de cinco anos com trabalhadoras do sexo na Bélgica, e "The Ghetto Tarot", de Alice Smeets, uma reinterpretação das cartas de tarot no gueto. O outro espaço eleito da UMinho é a sua nova Biblioteca em Guimarães, também com a parceria dos Serviços de Documentação. Aí, destaca-se o conjunto "A Room of One's Own", da finlandesa Erica Nyholm, relativo a locais que lhe são emocionalmente próximos, como a casa da infância, o hotel onde acordou como casada e o lago dos verões em família.

Sobre o festival

O programa geral, de entrada livre, inclui exposições em 19 locais públicos e privados, residências artísticas, performances, projeções, ciclos de cinema, concertos, conferências, open call , workshops, ações educativas e uma caminhada fotográfica. O "Encontros da Imagem", que está a celebrar 30 anos, é uma referência ímpar da cultura fotográfica em Portugal e um dos festivais do género mais antigos e reputados da Europa. A organização é da associação Encontros da Imagem, dirigida por Carlos Fontes e Manuel Santos, e procura cruzar os olhares de autores clássicos e contemporâneos, seguir os desenvolvimentos estéticos e formais da fotografia criativa e arriscar tendências artísticas.

Mais informações:encontrosdaimagem.com .

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601128 /25 /09
Email: gcii@reitoria.uminho.pt

Site: www.uminho.pt

(Pub. Set/2017)

Arquivo de 2017