umdicas-ng-fitu2017--43-570
Cultura, 05.04.2017
XXVII FITU: As Tunas não foram à bola e o Theatro encheu!
Em fim-de-semana de FITU parece que houve um houve um Benfica x Porto algures lá para baixo, para o sul. Cá por Braga, o Theatro Circo encheu, as tunas encantaram e no final a anTUNia sagrou-se a grande vencedora desta 27ª edição do FITU!

Dizem que somos uns pais de brandos costumes e onde o povo, segundo alguns iluminados, só quer saber de farras, mulheres e futebol. Mas foi precisamente num fim-de-semana onde houve futebol e muay-thai ao mais alto nível (bem, este último foi mais ao nível da regional) que em Braga toda a gente saiu de casa e foi ao Theatro Circo.

À sua espera, mais um grandioso festival de tunas organizado pela Tuna Universitária do Minho, que nesta 27ª edição do FITU, fez questão de ter em palco as melhores tunas do momento, como nos contou o Magister do "Vermelhos", João Barbosa:

"Houve uma grande aposta em trazer tunas em boa forma e com grandes êxitos, e acho que isso se reflete no êxito desta edição do FITU Bracara Avgvsta. Houve uma grande resposta e adesão do público, a quem não nos cansamos de agradecer!"

Mas o festival não se resumi apenas a duas noites de excelência musical e muito humor por parte dos Jograis, que parecem regressados aos bons velhos tempos de crítica académica e social. Houve tempo para convívios, serenatas, passa-calles e muita interação com a população bracarense!

Na edição deste ano estiveram sete tunas a concurso: a Tuna de Medicina do Porto, a Tunadão 1998 -Tuna do Instituto Politécnico de Viseu (vencedora da edição anterior), a Tuna de Universitária de Aveiro, a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, a Tuna da Universidade Católica do Porto, a anTUNia -Tuna de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e a Tuna de Derecho de Valladolid (Espanha).

No final, o prémio de Melhor Instrumental foi entregue à Tuna Universitária de Aveiro, Melhor Pandeireta e 3ª Melhor Tuna. A Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu conquistou o prémio de Melhor Pasacalles, Melhor Porta-estandarte. A 2ª Melhor Tuna foi a Tuna de Medicina do Porto e Tuna do Público foi a Tuna de Derecho de Valladolid. Finalmente, os prémios de Melhor Solista e Melhor Tuna foi atribuídos à anTUNia - Tuna de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

?Foi um sucesso?, comentou João Barbosa, que quis ainda destacar a "adesão em peso à Monumental Serenata (o Palácio dos Biscainhos pareceu pequeno) e a extensão das festividades do FITU Bracara Avgvsta, que só acabou, à imagem do ano passado, segunda de madrugada - por isso é que afirmamos que é o Maior Festival de Tunas do Mundo."

Os de vermelho vão ter durante o mês de abril duas participações em festivais de tunas. A primeira, no XVII Lethes, é já este fim-de-semana (6 a 8 de Abril) em Viana do Castelo e a segunda, no XXVII FITUA, vai ser em Aveiro nos dias 21, 22 e 23 de Abril.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Abr/2017)