2017-04-09-15-49-24-b
Cultura, 11.04.2017
Tuna Universitária do Minho consagrada com Melhor Pandeireta em Viana do Castelo
Viana do Castelo
A convite da Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Tuna Universitária do Minho (TUM) participou, pelo segundo ano consecutivo, em mais uma edição do Lethes - Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo do qual trouxe os prémios de Melhor Pandeireta e Tuna Mais Bebedoura.

Juntamente com a Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu, com a Estudantina Universitária de Coimbra e com a anTUNiA - Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, os ''vermelhinhos'' passaram o fim-de-semana pela cidade do Alto Minho num ambiente de festa e amizade, que tanto lhes caracteriza e que é já tão conhecido.

Na sexta-feira dia 7 de abril, decorreram as Serenatas à cidade de Viana do Castelo, onde todas as tunas a concurso e a tuna anfitriã cantaram as suas mais belas baladas na emblemática Sé Catedral de Viana do Castelo.

Já a tarde de sábado começou com a habitual reunião informal com os magisteres, representantes de cada tuna, para esclarecer vários pontos do festival, num agradável passeio de barco pelo Rio Lima. Enquanto isso, os restantes membros de cada tuna disputaram entre si vários jogos tradicionais, como matraquilhos e o jogo do prego, naquele em que foi o momento de convívio e descontração para a grande noite de espectáculo.

O momento alto do festival chega, então, nessa noite de Sábado, onde as tunas atuaram e encantaram Viana numa memorável atuação no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguindo então para a festa que decorreu junto ao CCVC, com a fantástica vista que o rio oferece.

Para finalizar o festival, no Domingo decorreu o habitual churrasco de despedida das tunas, no jardim dos Serviços de Acção Social do IPVC.

De volta à capital minhota, a TUM trouxe os prémios de Melhor Pandeireta e Tuna Mais Bebedoura. Os ''vermelhinhos'' agradecem assim à Hinoportuna pelo convite a mais uma edição do Lethes.

Tuna Universitária do Minho

(Pub. Abr/2017)