fotogrupocimbra
Cultura, 21.11.2016
Tun’Obebes vence Festival de Tunas Femininas em Coimbra
Coimbra
Juntamente com a TAFUÉ - Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, a TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra e a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (TFAAUAv), a Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho atuou para a cidade dos estudantes a convite das Mondeguinas - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra. A tuna do Minho festejou esta edição do festival, mostrando tanto o seu irreverente lado musical e conquistando o prémio de Melhor Tuna!

Tudo começou no dia 11 de novembro de 2016 com a noite de Serenatas, onde as meninas do Pólo de Azurém encantaram e quebraram os corações de quem assistiu às suas melodias de encantar. No dia seguinte, a tarde foi preenchida pelo "Passa-Calles", onde nem a chuva quis faltar para abençoar a Tun'Obebes e antever uma noite de festival que tinha tudo para ser diferente de todas as outras.

A Tun'Obebes foi a segunda tuna a entrar em palco e deu início à sua atuação com o clássico - "Guimarães Preciosa", onde foi dado a entender que estavam em Coimbra para conquistar toda a plateia, com as vozes que entoavam cantares sobre o berço da nação.

Seguiu-se uma música original em jeito de serenata, "Capas Negras", onde a saudade e nostalgia da eterna universidade foi deslumbrada nos olhos de quem assistia. Por falar em saudade, a Tun'Obebes não poderia ter passado por Coimbra sem relembrar as noites quentes e orientais do seu festival, o "X Serenatas ao Berço", em que a tuna da casa foi uma das convidadas, e foi presenteada com o nosso instrumental exclusivamente criado para o evento, o "AL-môndega". Quase a concluir, a primeira Tuna Feminina da Universidade do Minho não deixou que a plateia arrefecesse e presenteou-a com o tema "A Paixão" de Rui Veloso, mais conhecida por "Anel de Rubi", onde só faltaram mesmo os isqueiros!

As minhotas finalizaram a sua atuação com o tema "Bebete Vãobora", deixando o palco dos estudantes ao rubro.

Fruto desta grandiosa atuação a Tun'Obebes saiu de Coimbra com o galardão de "Melhor Tuna".

Para Sofia Carvalho, este festival foi "bastante especial para o grupo em si, já que, foi o culminar de uma grande vontade de ser mais e melhor, e um esforço impensável para alcançar o que desde há muito tempo merecemos... ser a MELHOR TUNA!"

Os ensaios da Tun'Obebes são às 2ªs e 4ªs no 1º Piso do Bar Académico em Guimarães.

Fonte: Tun'Obebes

(Pub. Nov/2016)