default-header-news
Cultura, 15.11.2016
Cátedra Carlos Lloyd Braga atribuída a Aaron Williamon
Braga
A Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB)/Universidade do Minho atribuiu a Cátedra Lloyd Braga 2016 a Aaron Williamon, professor e diretor do Centro para a Ciência da Performance do Royal College of Music, no Reino Unido. A cerimónia de atribuição é esta terça-feira, dia 15, às 11h00, no salão nobre do Edifício dos Congregados da UMinho, no centro de Braga, com a presença do reitor António M. Cunha, do presidente da FCLB, Carlos Couto, do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), João Cardoso Rosas, e do diretor do Departamento de Música, Ângelo Martingo.


Segue-se a aula aberta de Aaron Williamon, intitulada "Music, Science and Society", que explora as razões pelas quais ouvimos música, o papel da música na evolução humana e ainda os mecanismos cerebrais que regulam a nossa perceção e a resposta emocional à música.

Mais tarde, às 21h30 e no mesmo local, há um concerto da Camerata e Orquestra de Cordas da UMinho, com a direção de Roberto Valdez e os solistas Vasco Faria (trompete) e Marina Pacheco (soprano). O reportório engloba temas de Bach, Mozart, Tchaikovsky e Händel. A entrada é livre. O programa da Cátedra, proposta pelo ILCH, já incluiuworkshopse seminários de Aaron Williamon para a comunidade académica sobre financiamento, metodologias e perspetivas emergentes da investigação em interpretação musical.

Aaron Williamon é formado em Psicologia e Música pela Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, e professor honorário da Escola de Medicina do University College de Londres, no Reino Unido. Tem atividade científica intensa, em publicações como "Musicae Scientiae", "Frontiers of Psychology" ou "Research Studies in Music Education", na organização do International Symposium on Performance Science, entre outros eventos de renome, e na coordenação de projetos de investigação financiados por entidades como a Fundação Gebert Rüf, a associação Tenovus Cancer Care, o Programa Horizonte 2020 e os Conselhos de Investigação Económica e Social e das Artes e Humanidades do Reino Unido.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Carlos Lloyd Braga homenageia o patrono da FCLB e primeiro reitor da UMinho, enaltecendo o seu multifacetado perfil cultural, universitário e cívico. É atribuída anualmente a uma personalidade nacional ou estrangeira, sob proposta de Escolas/Institutos, departamentos ou centros de investigação da academia minhota e enquadrada num programa científico-cultural de atividades. Este ano celebra-se a 16ª edição da Cátedra, que desde 2002 distinguiu, por ordem, Dan Urry, Richard Watson, Ludo Kleitjens, Denis McQuail, Marshall Stoneham, Cândido Varela de Freitas, Joseph Gonnella, Ives Gandra Martins, Michael Myers, Laura Cavalcante Padilha, Martha Elizabeth Shenton, Richard Blundell, Anne & Jean Philippe Vassal, Karen Luker e Aaron Williamon.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Nov/2016)

Arquivo de 2016