default-header-news
Cultura, 07.04.2016
Professor da UMinho exibe filmes em Paris
Paris
A curta-metragem "Anywhere", de Francisco Ferreira, professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM), foi selecionada para a competição internacional do FestaFilm - Festival de Cinema Lusófono e Francófono. A iniciativa decorre até sábado, dia 9, em Paris, França, reunindo realizadores de vários países.

"Esta seleção representa uma enorme satisfação e acima de tudo um incentivo extra muito forte. Embora cada um dos filmes ensaie, a partir da construção de ficções, uma reflexão em torno da relevância da Arquitetura, quer enquanto objeto, quer como veículo narrativo, torna-se muito compensador quando são também descobertas qualidades exclusivas do cinema, entendido como disciplina", afirma o realizador.

A curta-metragem é uma produção da "JackBackPack", com interpretação da atriz Joana Antunes. "Ela acreditava que os lugares são, mais que tudo, uma construção de imaginários, uma sobreposição quase infinita de escalas e texturas. Mas ela desconfiava também que os imaginários são apenas a capacidade de não estabelecer limites, permitindo assim que os lugares possam, em simultâneo, habitá-la e ser habitados por ela", lê-se na descrição do trabalho cinematográfico.

Exposição inclui trabalho rodado no Porto

O professor da UMinho tem outra curta-metragem em destaque na cidade parisiense. Chama-se "Panorama" e faz parte da exposição "Les Universalistes. 50 ans d'architecture portuguaise", patente naCitéda Arquitetura e do Património até ao final do mês de agosto. "Este não é um filme sobre arquitetura", avisa Francisco Ferreira. "É, antes, um projeto que procura interpretar a arquitetura enquanto mecanismo ficcional que mova uma narrativa autónoma, ainda que comprometida com o contexto espacial em que se desenvolve. Foi filmado no Porto, incorporando o tema dos edifícios em altura, da cidade distante mas interiorizada, a partir da apropriação de personagens e imaginários que habitam, com uma certa naturalidade, o desencanto e a melancolia que hoje, mais ainda ou de novo, julgamos ser o que caracteriza a nossa experiência quotidiana", continua. "Panorama" venceu em 2013 o Prémio de Melhor Curta-Metragem de Ficção Nacional no Arquitecturas Film Festival de Lisboa.

Francisco Ferreira nasceu em 1968 no Porto. Realizou a licenciatura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1991), o mestrado na Universidade Politécnica de Catalunha (2000) e o doutoramento na Escola de Arquitetura da UMinho (2010), onde leciona sobre movimentos da arte e da arquitetura, cidades e cinema. Além de ser coeditor do "JACK - Journal on Architecture and Cinema" e cofundador de "Laura", revista sobre cultura arquitetónica publicada na EAUM de 2003 a 2005, já escreveu trabalhos em publicações como a "In(s)istu", "Jornal Arquitectos", "ECDJ", "Nu" e "Homeless Mona Lisa". Tem-se dedicado ao estudo das relações entre a arquitetura e o cinema, através do ensino, da participação em conferências, da produção escrita e da realização de filmes.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho