12977122-1217385768273092-3387097336152973916-offf--1-
Cultura, 13.04.2016
MOMENTMUM fantástico no Theatro Circo!
Braga
A Tuna de Medicina da Universidade do Minho (TMUM) pisou pela primeira vez o palco do Theatro Circo para organizar o seu festival de tunas, o MOMENTMUM... e que MOMENTMUM fantástico foi este! Desde a divertida apresentação, passando pelas tunas e terminando na entrega dos prémios, este festival foi um grande espetáculo que certamente ficará na memória daqueles que o presenciaram.

Já na sua terceira edição, o MOMENTMUM, veio mais uma vez mostrar o que de melhor se faz em termos culturais no meio tunal, mais especificamente, no universo das tunas mistas.

Com o arranque marcado para dia 8 de abril, as tunas convidadas reuniram-se num jantar convívio que foi seguido pelo Rally Tascas TMUM. Este foi muito animado e permitiu às tunas conviverem e aprofundarem os laços de amizade enquanto conheciam também um pouco melhor a "Cidade dos Arcebispos".

Na tarde do segundo dia, houve o tradicional "Passe-Calles", que mais uma vez levou os animados ritmos tunais ao centro da cidade. Inúmeros foram os transeuntes que fizeram questão de assistir a este momento e acarinhar as tunas com as respetivas salvas de palmas.

À noite, e já no majestoso Theatro Circo, coube ao IdioTMUM a apresentação do festival, tarega essa realizada com distinção... e muito humor!

Com o tema do MOMENTMUM a ser "à Portuguesa", coube ao Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) a primeira atuação da noite. Com a já habitual dinâmica, bem trajar, história e alegria, o GFUM deu o mote para o que seria uma grande noite cultural!

Após esta grande apresentação, seguiram-se quatro tunas a concurso: a Educatuna, Senatuna, Rausstuna e ARTuna, todas elas mostrando que a cultura tunante permanece viva e de boa saúde!

No final, a grande vencedora da noite haveria de ser a Rausstuna, que juntou ao prémio de Melhor Tuna, os de Tuna mais Tuga, Melhor Passe-Calles, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Solista.

"Findado o III MOMENTMUM podemos dizer que estamos muito satisfeitos com todo o espectáculo, música e festa que conseguimos proporcionar às pessoas da nossa cidade. Apesar de nunca termos realizado um festival deste tamanho e exigência, já trazíamos na bagagem as duas edições anteriores, o que se revelou fundamental, tanto na maneira como abordamos os problemas que iam surgindo, como por nos ter proporcionado chegar ao III MOMENTMUM com um trabalho de equipa capaz de dar resposta a tudo o que foi necessário. Foi cansativo e desgastante fisicamente, mas o ambiente gerado por todas as tunas participantes foi mais do que suficiente para nos encher a alma e dar força para continuar. É em momentos como estes que a TMUM fica mais forte e com mais vontade de crescer", comentou o responsável pela TMUM, Filipe Pinto.

Fica agora abaixo a lista dos premiados que foram brindados com o "Galo de Barcelos", símbolo da cultura portuguesa, e que deu forma aos troféus.

Melhor Tuna -  Rausstuna

Tuna mais Tuna -  ARTuna