festival-capas-ricas
Cultura, 05.04.2016
Gatuna ganha prémios de “Melhor Instrumental” e “Melhor Original” em Almada
Almada
No passado fim-de-semana, decorreu a VIII Capas Ricas, organizado pela inSpiritus Tuna - Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz, em Almada, do qual a Gatuna arrecadou os prémios de "Melhor Instrumental" e "Melhor Original".

O Festival teve início pelas 20h de sexta-feira, num Arraial de recepção, no Campus Egas Moniz. A festa decorreu no mesmo espaço onde não faltou animação.

O dia de sábado começou com um almoço, no Campus Egas Moniz, que reuniu todas as tunas participantes no festival. Durante a tarde, a Gatuna participou no Passe Calles, repleto de jogos e desafios alusivos ao Fado, que foi feito pela cidade de Almada, o que possibilitou à Gatuna conhecer melhor a cidade!

O festival propriamente dito começou às 21h, no Grande Auditório do Campus Egas Moniz e teve como tunas concorrentes: A Samarituna - Tuna Feminina da Universidade Lusófona, a Tuna Sadina - Escola Superior de Educação de Setúbal e as Sirigaitas - Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Actuaram também A TinTuna - Tuna Académica do Egas Moniz, a anTunia - Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a inSpiritus Tuna - Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz.

A Gatuna foi a primeira tuna a concurso a subir a palco, tendo como temática "O Fado é Português". Abriu a atuação com o original "Saudade do Fado", música solada por um dos elementos do grupo, seguidamente do seu instrumental "Maxixando". Seguiu-se o novo original da autoria de Carla Costa (membro da Gatuna) "Braguesa", música de pandeiretas, estreado no XX Trovas, que se realizou em Novembro. De seguida, a música "Zorro" e por último, também música de pandeiretas, o "Amor é Louco".

A Gatuna arrecadou os prémios de "Melhor Instrumental" e "Melhor Original". "Além de um fim-de-semana muito bem passado, trouxemos dois prémios para casa: melhor original e melhor instrumental. São dois prémios muito importantes, por serem mais ligados à música... principalmente o de melhor original, que foi ganho por uma música que foi criada por nós, na sua totalidade!" (Teresa Carneiro, membro da Direcção da Gatuna).

Fonte: Gatuna

(Pub. Abr/2016)