dpp-a137608cc--1-
Cultura, 19.01.2016
FORUM: 28 anos de cultura
UMinho
Foi apresentado no passado dia 18 de janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da UMinho, mais uma edição da revista FORUM (Nº 49/50), publicação esta que tem como objetivo dar a conhecer as iniciativas, projetos e realizações das Unidades Culturais da UMinho. O Presidente do Conselho Geral, Laborinho Lúcio, esteve presente na cerimónia e foi o responsável pela apresentação da FORUM.


Foi perante um Salão Nobre devidamente engalanado e com muitos convidados de honra, que procedeu à apresentação da FORUM. Nesta edição especial que engloba dois números (49 e 50), a UMinho promove assim o que de melhor é realizado pelas suas unidades culturais: Arquivo Distrital de Braga, Biblioteca Pública de Braga, Casa Museu de Monção, Centro de Estudos Lusíadas, Museu Nogueira da Silva e Unidade de Arqueologia.

"Esta revista assinala diversas efemérides, nomeadamente os 40 anos do 25 de Abril, os 40 anos da Universidade do Minho e incluiu uma série de textos resultantes da investigação produzida no âmbito das unidades culturais da Universidade", comentou à AAUM Tv o Diretor da FORUM, Henrique Barreto Nunes. Ainda segundo o mesmo esta "é uma revista com um sumário bastante interessante e com nomes de peso na história e da cultura portuguesa como autores".

Para a Presidente do Conselho Cultural da UMinho, Maria Eduarda Keating, quando questionada acerca de qual teria sido o evento cultural mais importante de 2015, a responsável quis antes destacar a "intensa e variada atividade cultural" que marcou este ano. A Presidente deixou a ideia que neste período que agora se fechar houve um reforço das colaborações, não só a nível interno com as Escolas da UMinho, mas também com outras instituições culturais a nível local e nacional.

Durante a apresentação da revista, que esteve entregue ao Presidente do Conselho Geral da UMinho, Laborinho Lúcio, a plateia foi brindada com uma eloquente preleção acerca dos conteúdos da FORUM e da sua importância para a Universidade.

A cerimónia foi encerrada com a intervenção do Vice-Reitor, Rui Vieira de Castro, que fez questão de no seu discurso referir os investimentos feitos pela UMinho nos diversos espaços que fazem parte das unidades culturais, dos quais há a destacar as novas instalações do Arquivo Distrital de Braga.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Jan/2016)

Arquivo de 2016