arcum2016570
Cultura, 27.01.2016
“Este foi um ano repleto de conquistas”
Braga
Foi na passada sexta-feira, dia 22 janeiro, que tomaram posse os novos órgãos sociais Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho (ARCUM) para o ano 2016, tendo Henrique Antunes sido reconduzido no cardo de presidente. Para o também líder dos Bomboémia, o ano de 2015 foi "repleto de conquistas", de novos projetos.

No ano em que celebra 25 anos de existência, a ARCUM, pela mão do seu novo presidente, promete um ano de "celebração e reflexão", mas sempre e sem nunca esquecer o trabalho "na cimentação dos mais recentes projetos e na implementação de mais projetos de qualidade no nosso seio", afirmou.

Henrique Antunes, em declarações exclusivas ao UMDicas apontou também como objetivo para 2016 ter "um Festival Universitário de Música Popular renovado, adaptado ao caminho que a música tradicional tomou com esta era moderna e com traços únicos na cidade de Braga". Outra das grandes novidades, para além do reforço das atividades e ações de responsabilidade social, será o novo espaço da Escola Musical da ARCUM, "fruto de uma parceria com as galerias artísticas da DST que oferecerão melhores condições, novas aulas e novas turmas, enriquecendo ainda a nossa vertente educacional", concluiu.

Relativamente ao ano de 2015, e em forma de balanço, Henrique destacou o trabalho feito em torno de três eixos:

"Um eixo cultural, cujo objetivo era aumentar o espectro musical e artístico da associação, um eixo social, onde o foco incidiu no aumento de responsabilidades que a ARCUM tem perante a comunidade em que está envolvida e, por último, o eixo educativo onde a "Educação Não Formal" surge como complemento ao ensino académico adquirido e fonte de competências transversais e essenciais ao futuro pessoal e até profissional de qualquer pessoa."

O líder da ARCUM quis ainda deixar algumas palavras de apreço às "diversas entidades, instituições e empresas que colaboraram connosco e contribuíram para que tivéssemos todas as condições para realizar o nosso trabalho".

A cerimónia, que decorreu na sede da Associação Académica, contou com as presenças, entre outros, do Vice-Reitor Rui Vieira de Castro, do Administrador dos SASUM, Carlos Silva e do Presidente da AAUM, Bruno Alcaide.

Texto: Nuno Gonçalves

Fotografia: ARCUM