default-header-news
Cultura, 29.01.2016
Alunos de Teatro da UMinho estreiam peça “2x4” esta sexta-feira
Guimarães
Os estudantes de Teatro da Universidade do Minho estreiam esta sexta-feira, dia 29, às 21h30, no Teatro Jordão, em Guimarães, a peça "2x4". A apresentação decorre no âmbito do "Oh! Encontro de Escolas de Artes Performativas", uma iniciativa do curso de Teatro da UMinho, com o objetivo de aproximar a cultura e a arte da comunidade local. A entrada é gratuita.

A atuação começa com uma folha em branco disponível para a mudança. Transforma-se, num processo contínuo, em histórias, pausas e palavras. À semelhança de um origami, começa com uma folha lisa que se vai dobrando e desdobrando até ganhar uma forma final. "O interesse desta performance não está na surpresa final, na figura construída, mas sim no caminho para ela", explica Cátia Faísco, professora da UMinho.

Segundo o encenador Júlio Cerdeira, "2x4" é uma criação que valoriza a vontade do público, pelo papel ativo que tem na escolha dos protagonistas e porque deixa o material trabalhado para a apresentação final na eminência de nunca subir a palco. "Esta experiência dá-nos a responsabilidade de entender o valor das nossas escolhas, o silenciar de quatro vozes em detrimento da audibilidade de outras quatro. Teatro é o que acontece e o que não acontece. Não se iludam os que acham que teatro é a apresentação final, esse é possivelmente o momento menos interessante disto tudo", afirma.

O trabalho conta com a dramaturgia de Cátia Faísco e Mariana Dixe, a produção de Gilmar Kaminski Júnior e a interpretação de Bárbara Figueiredo, Carolina Sá, Cidália Carvalho, Inês Serôdio, Lúcia Lopes, Luís Fernandes, Miguel Loureiro e Sérgio Carvalho (todos alunos da UMinho). A "2x4" será exibida no dia seguinte, à mesma hora.

Workshops, espetáculos e conferências até sábado

Entretanto, o festival "Oh! Encontro de Escolas de Artes Performativas" arranca já amanhã, dia 27, prolongando-se até sábado. A programação inclui um conjunto de workshops, espetáculos e conferências, estando prevista a participação de escolas congéneres, nacionais e estrangeiras. "É uma oportunidade única para a divulgação do trabalho desenvolvido e a troca de experiências com outras academias e projetos curriculares. O evento abre-se, ainda, como uma interface entre a academia e a comunidade que a envolve, pretendendo projetar-se, sobretudo, como um momento de criação artística sem compromissos, dinamizador e congregador das energias renováveis dos estudantes", realça Cátia Faísco.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho