ad079c39-d418-40c2-9332-7caa10fc013a570
Cultura, 09.12.2015
23 anos carisma... 23 anos de Tun'Obebes!
UMinho
A tuna que se dá pelo nome de Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, foi criada em Dezembro no ano de 1992, tendo sido fundada na Rua de Santa Luzia em Guimarães, mais propriamente no Círculo de Arte e Recreio (C.A.R.) meio este, muito propício á fraternidade e convívio de estudantes na cidade Vimaranense.

Com 23 anos de existência, a tuna deu origem ao seu nome pelo espírito boémio, mais descontraído que faz da tuna uma das mais carismáticas entre as restantes da Universidade do Minho, tornando-a distinta, entre todas as outras. Foi apadrinhada pela Opum Dei, Ordem Profética da Universidade do Minho, entidade esta que se ocupa com uma vertente mais satírica e boémia.

Percebe-se então o porque deste apadrinhamento, sendo a Tun'Obebes a 1ª tuna feminina da Universidade do Minho. Em vários anos de existência, a Tun'Obebes orgulha-se de todas as atuações em cidades Internacionais como Paris e Guiné Bissau. Já percorreu Portugal de lés a lés, incluindo o arquipélago dos açores nas ilhas de S.Miguel e Terceira, também atuando na Ilha da Madeira. Em 2004, a Tun´Obebes criou o primeiro número do evento "Serenatas ao Berço - Festival de Tunas Femininas", evento este que conta com a participação de várias tunas a nível Nacional que são convidadas a atuar na cidade de Guimarães.

Todos os anos este evento apropria uma temática diferente, que procura fazer as tunas trabalhar o seu repertório e imagem consoante essa mesma temática. 2016 certamente não será exceção à regra, estando as expectativas no auge já que se tratava do "X Serenatas ao Berço", tendo já data marcada para os próximos dias 15 e 16 de Abril, no Largo da Oliveira e no Centro de Artes e Espetáculos de Guimarães, o São Mamede.

A Tun'Obebes já conta com 20 gerações de tunantes. De geração em geração existe sempre uma passagem de património cultural, musical, também uma diversa partilha de experiências no meio universitário. Este convívio salienta o especial ambiente vivido dentro do meio académico e que se faz transparecer aos demais como uma vivência única nos anos de vida no Ensino Superior.

Quer para quem estuda fora do conforto do lar, quer para quem tem Guimarães como berço, pertencer a esta família criada há mais de duas décadas ainda é algo inexplicável. Ou por lágrimas de nostalgia de quem já passou, ou pela energia e brilho no olhar de quem ainda luta por este projeto só quem vivência este espírito sabe o que é a Tun'Obebes.

Meninas da academia minhota, venham festejar connosco mais 23 anos connosco - 2as e 4as feiras às 21h 30 no 1.º piso do Bar Académico de Guimarães. Links: Facebook: facebook.com/tunobebes.uminho

Fonte: Redação

(Pub. Dez/2015)