default-header-news
Cultura, 11.11.2015
Prémio Victor Sá de História Contemporânea já tem vencedor!
Duarte de Freitas, com a obra "Memorial de um complexo arquitectónico enquanto espaço museológico: Museu Machado de Castro (1911-1965)" é o grande vencedor do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. A concurso estavam 12 obras, quase na totalidade teses de doutoramento, numa edição muito participada como aliás já se vem tornando um hábito, o que demonstra quer o prestígio alcançado quer a vitalidade da historiografia portuguesa contemporânea.

Reuniu o júri do Prémio de História Contemporânea,  que foi presidido pelo Professor  Viriato Capela, da Universidade do Minho e que contou como vogais, com o Professor António Pires Ventura, da Universidade de Lisboa e a  Professora Irene Vaquinhas,  da Universidade de Coimbra.

Trata-se de um Prémio  instituído há 24 anos pelo Doutor Victor Sá, para premiar trabalhos de investigação  sobre História Contemporânea de Portugal, que distingue  jovens investigadores e que se tornou o mais prestigiado Prémio, nesta área, a nível nacional.

Os premiados em 2015 apresentaram-se a concurso com teses de doutoramentoe foram os seguintes:

1º Prémio

? Duarte Manuel Roque de Freitas, com a obra - "Memorial de um complexo arquitectónico enquanto espaço museológico: Museu Machado de Castro (1911-1965) (2 Volumes).

Menção Honrosa

- Francisco Maria de Sousa de Macedo Malta Romeiras, com a obra - "Ciência, Prestígio e Devoção: Os Jesuítas e a Ciência em Portugal (séculos XIX e XX)".

No próximo mês de Dezembro ocorrerá a sessão pública da atribuição dos Prémios bem como a apresentação do trabalho vencedor, de cuja data daremos conta oportunamente.

--------------------------------------------------------------------------------
Conselho Cultural da Universidade do Minho
Largo do Paço, 4704-553 Braga