tomada-de-posse-caum4570
Cultura, 05.11.2015
Coro Académico da Universidade do Minho tem novos órgãos sociais
UMinho
Os órgãos sociais do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) para o presente ano letivo tomaram posse na passada terça-feira, dia 3 de novembro. O evento teve lugar no Bar Académico (BA), na presença de várias individualidades.

O CAUM deu início ao novo mandato dos órgãos sociais na presença de vários convidados, entre eles, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Manuel Barros, o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva e o presidente da Associação Académica da UMinho, Carlos Videira, bem como alguns elementos de outros grupos culturais da academia minhota.

Os presentes proferiram discursos de apoio aos novos órgãos sociais, felicitando-os pela iniciativa de assumir um grupo de "grande qualidade"  que carrega consigo o nome da Universidade do Minho.

A nova direção do CAUM, composta por elementos do coro académico, tem como representante a aluna do mestrado em Engenharia Informática, Marta Azevedo. Para a atual presidente representar o CAUM significa "um grande voto de confiança" , sublinhando que "O que me levou a assumir este cargo foi o desafio e aventura por este projeto em que me revejo e acredito" .

Relativamente às expetativas para o próximo ano, Marta Azevedo explica que a nova direção propõe "manter a linha de pensamento que já vem sido seguida pelo CAUM, colaborando com outras entidades para criar mais parcerias e concretizar novos projeto". O crescimento interno do CAUM também é destacado pela atual presidente: "Espero poder aumentar a nossa família e viver da música que nos faz felizes todas as segundas e quintas-feiras e em cada atuação".

Catarina Silva cessou funções como presidente e é, atualmente, a nova vice-presidente do CAUM. Para a aluna do mestrado em Ciências da Comunicação, o último ano foi muito positivo para o grupo cultural mais antigo da UMinho: "Conseguimos cumprir os objetivos propostos e até superar algumas expetativas" . Acrescentando que "acima de tudo, foi um ano de muita música e amizade" .

Anualmente, o CAUM organiza vários concertos na cidade de Braga. O projeto mais próximo é a 20ª edição do Puer Natus Est que se realiza no dia 12 de dezembro, na Sé de Braga. O concerto de Natal do CAUM tem, como já é tradição, um cariz solidário.

Texto: Andreia Cunha

Fotografia: Helena Alves