default-header-news
Cultura, 16.06.2015
Biblioteca Pública de Braga homenageia Eugénio de Andrade
Braga
A Biblioteca Pública de Braga apresenta uma exposição bibliográfica sobre o poeta Eugénio de Andrade, no mês em que se assinalam os dez anos da sua morte. A mostra reúne mais de 130 documentos, incluindo as obras do autor, como "As Mãos e os Frutos" (1948) e "Os Afluentes do Silêncio" (1968), além de livros que prefaciou, referências enciclopédicas, recortes de imprensa e edições periódicas com os principais momentos da sua vida.


A exposição está patente até 3 de julho no átrio daquela unidade cultural da UMinho, sita na Praça do Município, tendo entrada livre todos os dias úteis, das 9h00-13h00 e 14h00-18h00.

Nascido no Fundão em 1923, Eugénio de Andrade (pseudónimo de José Fontinhas) destacou-se na poesia, prosa, literatura infantil e antologia, tendo obras suas publicadas em dez línguas. O autor de "É urgente o amor" também traduziu nomes como Safo, García Lorca e Jorge Luís Borges. Recebeu inúmeras distinções, nomeadamente o Prémio Camões, o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários, o Grande Prémio de Poesia APE e as comendas das Ordens do Mérito e de Sant'Iago de Espada.

Apesar do prestígio literário, este inspetor administrativo do Ministério da Saúde preferiu viver algo distante da vida social, cultural e mediática, devido a "essa debilidade do coração que é a amizade". O seu percurso gerou unanimidade entre escritores. "É dos raros que eu considero um grande poeta", disse Agustina Bessa Luís. Para Eduardo Lourenço, "foi um dos grandes poetas do século XX, introduziu uma espécie de exigência musical na nossa poesia". José Saramago definiu-o como fazendo "poesia do corpo a que se chega mediante uma depuração contínua". Já Mário Cláudio elogiou-lhe a "tenacidade e rigor" e as reuniões entre artistas realizadas na sua casa no Porto. Com a extinção da Fundação Eugénio de Andrade em 2011, o espólio do poeta foi entretanto integrado na Biblioteca Municipal do Porto.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Jun/2015)

Arquivo de 2015