dsc-6007570g
Cultura, 05.05.2015
Um XXV FITU BRACARA AVGVSTA para o Porto
Braga
Durante o fim-de-semana, Braga acolheu a 25a edição do FITU Bracara Avgvsta organizada pela Tuna Universitária do Minho (TUM) que trouxeram até ao Minho algumas das melhores tunas nacionais e uma representação internacional.

Com casa cheia nos dois dias do espectáculos, os bracarenses celebraram com os estudantes os 25 anos de história da tuna mais emblemática da cidade.

Na sexta-feira, Lisboa, Aveiro, Porto e Braga foram representadas pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), Tuna Universitária de Aveiro (TUA), Tuna de Medicina do Porto (TMP) e pela Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho.

Já no sábado,  o segundo dia de espectáculo começaria com um convívio das tunas convidadas no Largo do Paço,  onde houve o já habitual porco no espeto, seguido do conhecido Passacalles pelo centro da cidade que nem ameaçado pela chuva deixou de acontecer. Nessa mesma noite, o Theatro Circo voltaria a esgotar para receber a a Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto (TUCP), Tuna Académica de Lisboa (TAL),  Tuna de Ciencias de Granada, a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC), fechando de forma excepcional com  a tuna anfitriã que levou a palco 125 tunos, numa das maiores representações da TUM.

O júri acabaria por premiar a Tuna de Medicina do Porto como a grande vencedora da 25a edição do FITU Bracara Avgvsta.  A TMUC arrecadou o prémio de Melhor Pandeireta, Prémio do Público e Tuna Mais Tuna. Já a TUIST ganhou melhor instrumemtal e para a TAL iriam os prémios de Melhor Bandeira e Terceira Melhor Tuna. Para Aveiro foram os prémios de Melhor Solista e de Segunda Melhor Tuna.

A festa continuou na discoteca Sardinha Biba até ao raiar do dia.

Texto: Adriana Couto

Fotografia: Alberto Queirós