default-header-news
Cultura, 29.05.2015
Sociedade Portuguesa de Autores premeia Sinfonia da UMinho
Portugal
A "Sinfonia Nº 6 - UMinho", obra do maestro António Victorino d'Almeida composta no âmbito da celebração do 40º aniversário da Universidade do Minho, foi distinguida na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria "Melhor Trabalho de Música Erudita". Esta iniciativa anual pretende destacar os melhores projetos artísticos nas áreas do cinema, teatro, artes visuais, dança, literatura, televisão, rádio e música.

A "Sinfonia UMinho" teve a sua primeira apresentação mundial no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga, durante o Festival de Outono 2014, com interpretação da Orquestra da academia minhota, sob direção do compositor da obra. Em fevereiro deste ano, com a mesma orquestra e maestro, foi apresentada na Culturgest, em Lisboa, onde contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entre outras personalidades.

A Gala Prémios Autores 2015, que decorreu em Lisboa, premiou ainda os trabalhos do compositor Rodrigo Leão, do arquiteto Álvaro Siza Vieira, do realizador Vítor Gonçalves, da atriz Maria do Céu Guerra, da jornalista Maria Flor Pedroso, do poeta Paulo José Miranda, do encenador João Lourenço, da artista plástica Ana Perez Quiroga, da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel, do coreografo António Cabrita e São Castro, entre outros.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho