cartaz-xxvfitu570
Cultura, De 01.05.2015 a 02.05.2015
XXV FITU
Braga
Após vinte e quatro anos e outros tantos festivais realizados consecutivamente, sabemos bem da importância do convívio, da alegria e da música durante os dias do FITU Bracara Avgvsta. Tendo em conta não só os participantes, mas também o público que observa e interage, queremos marcar a Cidade de Braga na memória de todos os participantes da vigésima quinta edição do FITU Bracara Avgvsta.

Por estes motivos, a Tuna Universitária do Minho e a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho fazem questão de presentear o público de Braga com um festival único, que se projeta para além do grande espetáculo no Theatro Circo e se estende pelas ruas da cidade, lugar onde se constroem novas amizades e se reúnem amigos de sempre.

Porque numa edição em que celebramos bodas de prata e como tal as novidades não poderiam ficar de fora, a Tuna Universitária do Minho preparou algumas surpresas para o público que há 25 anos acompanha o FITU Bracara Avgvsta. Assim, logo na Quinta-Feira, dia 30 de Abril, a tradicional Serenata à Cidade de Braga contará com a participação especial da Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho e da Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, ambas afilhadas da tuna organizadora. Ao contrário dos anos anteriores, a Serenata deste ano, a decorrer em frente à Sé Catedral de Braga, não será apenas um momento de comunhão entre a Tuna Universitária do Minho e as gentes da cidade, mas também uma forma de envolver nas celebrações duas tunas que nos estão umbilicalmente ligadas.

Há ainda um lugar de especial destaque para a inauguração da exposição "Tuna Universitária do Minho -25 Anos e Memória", a acontecer ao início da tarde do dia 1 de Maio, no edifício da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço. Esta exposição pretende trazer para mais perto do público imagens e estórias de 25 anos, que de outra forma dificilmente chegam a quem nos vê a partir de uma esfera exterior. A exposição ficará depois aberta ao público que queira conhecer de forma mais íntima os momentos e as memórias mais marcantes do grupo ao longo dos seus 25 anos de existência.

À semelhança de edições anteriores, e porque o palco mais natural das tunas está nas ruas, o público de Braga poderá ainda contactar de perto com as tunas participantes ao longo da tarde de Sábado, dia de 2 Maio. Como já vem sendo hábito, nessa mesma tarde terá lugar um convívio entre as tunas participantes no Largo do Paço, com espaço para um baptismo de caloiros e para um Passa-Calles - desfile das tunas pelas ruas do centro da cidade, animado pela sua música e b oa-disposição.

Naturalmente, contamos com as gentes acolhedoras de Braga que dão o seu contributo para que as tunas levem ainda melhores recordações. Certos de que teremos um magnífico festival, resta-nos agradecer às entidades e parceiros que nos ajudaram a tornar possível o XXV FITU Bracara Avgvsta.

Toda a informação em www.fitu.pt

Fonte: TUM

(Pub. Abr/2015)