default-header-news
Cultura, 16.04.2015
Alunos de Teatro da UMinho estreiam dez projetos artísticos
UMinho
Os alunos de Teatro da Universidade do Minho promovem nos próximos dias 17 e 24, às 20h, no campus de Couros, em Guimarães, a iniciativa "Ah Mostra", que pretende dar a conhecer vários projetos artísticos elaborados em contexto universitário.

O trabalho de criação destes projetos nasceu das aulas de Escrita Dramática e Dramaturgia e de Introdução ao Estudo da Performance. O programa de dois dias inclui as performances "Contrato social", de Patrícia Gonçalves, "Pássaro branco", de Sofia Silva, "Tráfego", de Zacarias Gomos, "Um corpo perfeito", de Henrique Margarido, "aSHEs", de Sérgio Carvalho, "E tu? Arrancas?", de Alice Coelho, "Era uma vez", de Cristina Gomes, "Tu prometeste", de Sandra Barreto, e "A morte elevada ao expoente da loucura".

"Orquestrados pelo sentido crítico e pela "noção de infalibilidade", estes jovens criadores, vestidos com a pele de um herói imbatível, propõem-nos escutar o seu profissionalismo e observar o ritmo alucinante. A licenciatura em Teatro e os seus docentes têm explorado, em cada um dos seus estudantes, o sentido criativo, possibilitando-lhes, assim, diversas aceções sobre o "objeto artístico". Primando pela sucessiva quebra de convenções e de timidezes, sujeitam os alunos a uma reflexão diária", afirma a professora Cátia Faísco.

A "Ah Mostra" visa, ainda, a comunhão entre os criadores/público e a partilha de uma visão individualizada sobre o ser e estar na arte. Se até então o trabalho foi organizado e reorganizado entre portas, os participantes poderão, através desta iniciativa, "sentir o que é ser e trabalhar a nível profissional". Há mais informações sobre o evento emwww.facebook.com/ahmostrauminho.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho