1978727-10152419549075493-1748109307555959450-n570
Cultura, 11.12.2014
Gatuna ganha prémio de “Melhor Tuna” em Lisboa
Lisboa
No passado fim-de-semana, decorreu a XI Expedição, organizado pela TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, no qual a Gatuna conquistou os prémios de "Melhor Original", "Melhor Instrumental, "Melhor Tuna" e ainda "Tuna mais Tuna"!

O Festival teve início pelas 21h de sexta-feira, no restaurante lisboeta Meninos do Rio, num jantar de receção, onde a decoração alusiva ao cinema imperava. A festa decorreu no mesmo espaço onde não faltou o karaoke com diversos clássicos do cinema, que era o tema do festival.

O dia de sábado começou com um almoço, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, que reuniu todas as tunas participantes no festival. Seguiu-se uma tarde repleta de atividades, onde a Gatuna pôde dar largas à imaginação, desde o face-painting até ao zumba!

O festival propriamente dito começou às 21h, no Auditório de Medicina Dentária, na Cidade Universitária e teve como tunas concorrentes: TUNICE - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, A Feminina - Tuna Femininca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Atituna - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Atuaram também a Orquestra da Universidade de Lisboa, a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico e a TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico.

A Gatuna foi a primeira tuna a concurso a subir a palco, tendo como temática os filmes de Animação, tendo adaptado toda a sua atuação ao filme Rio. Abriu a atuação com o vocal "Baianá" seguidamente do seu instrumental "Maxixando". Seguiu-se o novo original da autoria de Carla Costa (membro da Gatuna) "Saudade do Fado", estreado no XIX Trovas, que se realizou em Outubro. A música de pandeiretas foi o "Amor é Louco", que se seguiu de "Não Queiras Saber de Mim", música solada por um dos elementos do grupo. A atuação terminou com o ritmo e cor de "Color Esperanza", música que a Gatuna dedicou à TFIST, pelos seus 20 anos.

A Gatuna arrecadou os prémios de "Melhor Original", "Melhor Instrumental", "Melhor Tuna" e ainda "Tuna mais Tuna".

"Ir a festivais é parte daquilo que significa ser tuna, e trazer prémios para casa mostra-nos que estamos a cumprir bem a nossa tarefa! Passamos um fim-de-semana excelente e ainda trouxemos a mala cheia de prémios para a nossa Universidade, não há sensação melhor", afirmouTeresa Carneiro, membro da Gatuna.

Fonte: Gatuna

(Pub. Dez/2014)