default-header-news
Cultura, 06.11.2014
UMinho inaugura exposição sobre a Biblioteca Pública de Braga
Braga
A Galeria do Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho recebe esta quinta-feira, dia 6, às 17h, uma exposição sobre a Biblioteca Pública de Braga (BPB), intitulada "O mundo em 80 m²". A mostra é promovida pelo Conselho Cultural da UMinho e pela BPB. Está inserida no ciclo "As Unidades Culturais nos 40 anos da Universidade".

Estão previstas as intervenções do reitor António M. Cunha, da presidente do Conselho Cultural, Eduarda Keating, do diretor da Biblioteca, Elísio Araújo, e do docente de Geografia Luís Moreira. Logo após a inauguração da exposição, decorre a palestra "Memórias de um leitor", proferida por Norberto Cunha, professor catedrático do Departamento de Filosofia do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho.

A mostra apresenta o percurso histórico da BPB, destacando os momentos considerados fundamentais no seu desenvolvimento e consolidação, o seu papel na implementação da Rede Nacional de Leitura Pública em Braga, as implicações que teve na reformulação da sua missão em função de um novo paradigma, bem como o esforço na conservação, reorganização e valorização das suas coleções.

A exposição procura, ainda, relevar a importância do fundo documental da Biblioteca, apresentando, em articulação com a comissão organizadora do XIV Colóquio Ibérico de Geografia, que tem lugar em Guimarães, de 11 a 14 de novembro, a notável coleção de obras de Geografia, de que fazem parte verdadeiros tesouros bibliográficos nacionais e estrangeiros. De um universo de 500 obras pré-selecionadas, foram escolhidas 112, algumas delas alusivas ao Tratado dos Limites de Lisboa, firmado há 150 anos entre Portugal e Espanha. A exposição tem entrada livre e está patente até ao dia 5 de dezembro.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho