default-header-news
Cultura, De 03.04.2014 a 04.04.2014
UMinho realiza colóquio sobre o idiota na literatura, cinema e BD
UMinho
Investigadores de três continentes juntam-se esta quinta e sexta-feira na Universidade do Minho para o colóquio internacional "Figuras do idiota. Literatura, Cinema, Banda Desenhada". De Homer Simpson a Borat, dos personagens de Eça de Queirós às comédias greco-romanas, o debate reveste-se de humor e non-sense sobre um tema em si transversal ao dia-a-dia.

Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, profere a conferência inaugural na quinta-feira, às 9h30, com o tema "Figuras do Idiota na Narrativa Portuguesa: Inclusão/Exclusão". A sessão tem lugar no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, Braga. Mais cedo, às 9h00, a abertura oficial junta o vice-reitor Rui Vieira de Castro, a presidente do ILCH, Eunice Ribeiro, e a diretora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM), Ana Gabriela Macedo. O programa prevê quase trinta comunicações em torno da reflexão "interdisciplinar, intermedial e plurilingue da representação ficcional e teórica da idiotice".

"A idiotice marca, de certa forma, o mundo em que vivemos. É um tema inspirador e com muitos estudos recentes, desde a literatura canónica até àcultura mais popular e mediática, passando naturalmente pelo cinema e pela BD", refere a professora Cristina Álvares, da comissão organizadora. "O idiota situa-se no plano das (in)aptidões intelectuais e cognitivas. E é sempre o outro, ou seja, nós próprios nunca o somos", acrescenta. O colóquio aborda as estratégias retóricas, as categorias narrativas, as figuras do imaginário e as dinâmicas que são mobilizadas para pôr em cena a idiotice, bem como o seu papel na criação intelectual e artística e até que ponto "assombra" as artes.

efeito carnavalesco da idiotice faz dela uma fonte de humor inesgotável e o seu alcance socialmente subversivo investe-a de um valor político tanto em registo cómico como trágico.Este colóquio é organizado pelo CEHUM e pela direção do mestrado em Mediação Cultural e Literária da UMinho. O site oficial é http://cehum.ilch.uminho.pt/figuras_do_idiota .

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho