default-header-news
Cultura, 06.03.2014
Fantasporto exibe sete filmes de alunos da UMinho
Porto
Sete filmes de alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho foram selecionados para o 34º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. A academia minhota concorre ao "Prémio Cinema Português - Escolas de Cinema", exibindo a 6 de março, às 17h15, no Teatro Rivoli, as curtas-metragens "Compadrio", de Luís Lobato e Bruno Cavalcanti; "Invictus", de Vasco Ferreira; "Psicose", de Nuno Nascimento; "Find Me", de Bruno Ferreira; "Encurralados", de Joana Jorge, Raquel Miranda, Sandra Vaz e Vanesssa Bouça; "O Tempo", de Bernardo Lima, Carmo Marinho, Miguel Faria, Rita Vilaça e Tiago Leite; e "Never Forget", de Francesca Sonsolo e Jade Verwich.

Já não é a primeira vez que as "curtas" realizadas na licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho são apresentadas no Fantasporto, um dos principais festivais do género a nível mundial. Martin Dale e António Branco da Cunha, realizadores e professores da UMinho, acompanharam de perto os diversos projetos e destacam o potencial destes estudantes, assim como a necessidade de promover e premiar os jovens talentos que surgem fora de Lisboa e do Porto.

O "Prémio Cinema Português", instituído em 2012, tem como objetivo principal a melhoria da produção nacional e a acessibilidade dos jovens alunos de cinema e cineastas ao mundo profissional. Em 2014 há oito academias a concurso: Universidade do Minho, Universidade Católica do Porto, Escola Superior Artística do Porto, Escola Artística Soares dos Reis, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, Escola Superior de Teatro e Cinema da Amadora e EPI/Etic. O "Prémio Cinema Português" tem as modalidades "Melhor Filme Português" (filmes inéditos) e "Melhor Escola de Cinema" (melhor lote de inéditos e não inéditos selecionados), nas quais participam respetivamente 12 e 45 filmes daquelas academias.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho