default-header-news
Cultura, 11.10.2013
UMinho promove workshop de teatro esta sexta-feira
UMinho
A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho promove esta sexta-feira, dia 11, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, na zona de Couros, em Guimarães, o workshop "A Voz é um Gesto", dirigido pelos artistas Ana Madureira e Vahan Kerovpyan. Os interessados podem inscrever-se através do número 253510880 ou do email teatro@ilch.uminho.pt.

Com esta formação, pretende-se treinar a qualidade de escuta do corpo, apurar a sensibilidade ao som e ao ritmo e a capacidade de reação espontânea. O canto será um dos caminhos escolhidos para abrir a presença do ator ao espaço, ao momento presente e aos outros, e para revelar camadas mais profundas da sua expressão pessoal. "Encaramos a voz como um elemento essencial da ação teatral. Propomos exercícios que põem em diálogo voz e movimento, procurando a unidade entre ambos. Preparamos um corpo aberto, sensível, flexível e pronto, cuja voz está em consonância com a emoção. Partindo do ritmo que já existe em nós - os passos, a batida do coração, os ouvidos -, jogamos com padrões rítmicos simples para questionar os nossos hábitos, as bases da nossa perceção, a habilidade para coordenar as diferentes partes do corpo e o papel da mente neste processo. Decidimos introduzir o canto da tradição litúrgica arménia como uma disciplina que permite entrar num sistema de som específico, desafiando as nossas referências musicais mais comuns", contextualiza Cátia Faísco, uma das coordenadoras da atividade, que começa às 10h e termina pelas 18h30.

Biografia dos formadores

Ana Madureira (Porto, 1980) é atriz e ilustradora. Formada em Direito, foi membro do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. Na Holanda, fez música com Haydar Cakal e o coletivo "Gudubik". Da sua formação artística, destaca-se o trabalho com Sergey Kovalevich e Natalka Polovynka, no Instituto Grotowski (Polónia), e Sofia Neuparth, no Centro em Movimento (Portugal), onde realizou a Formação Intensiva Acompanhada. Para além de fazer parte do Clown Laboratori Porto, a jovem portuense colabora há mais de cinco anos com a "Circolando", entidade para a qual cocriou a peça "CabraCega", projeto-satélite selecionado para o 1ºAndar - Mostra de Criadores Emergentes 2012 e estreado no Festival Mindelact, em Cabo Verde.

Vahan Kerovpyan (Paris, 1985) licenciou-se em História e Estudos Arménios, para além de ter estudado percussão, piano e canto. Colabora nos projetos "Akn" (canto litúrgico arménio), "Kotchnak" (música popular arménia) e "Medz Bazar" (música popular do médio oriente), faz o acompanhamento musical de cantores e contadores de histórias e compõe bandas sonoras para filmes de animação de Maral Kerovpyan. Como ator, já trabalhou nas companhias "Un soir ailleurs" e "L'enjeu a des ailes", estando atualmente ligado à "Circolando", ao coletivo de dança "Kerman" (França), ao Instituto Grotowski e ao "Teatr Zar" (ambos na Polónia). Coordena ainda workshops de ritmo, percussão, teatro e língua arménia.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho