O Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE) e o Conselho Cultural da Universidade do Minho promovem, de 25 de fevereiro a 1 de março, as XIV Jornadas de Cultura Alemã, dedicadas inteiramente à "Vida e Obra dos Irmãos Grimm". O programa inclui duas exposições, uma palestra com o diretor do Museu e Sociedade dos Irmãos Grimm, duas peças de teatro e um ciclo de cinema. A iniciativa realiza-se em Braga e no âmbito do bicentenário da publicação do primeiro volume da coletânea dos contos de Jakob e Wilhelm Grimm e tem como objetivo divulgar a cultura alemã junto da comunidade.
Ao longo do ano que passou foram várias as atividades em que a Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho deu o seu contributo à Capital Europeia da Juventude, sendo por isso um dos grupos homenageados. Atividades como o Centro de Emoções, Encaixa-te e Dia Mundial do Livro, fizeram parte da agenda da Gatuna, que brindou a cidade de Braga com a sua música e espírito jovem.
O Conselho Cultural da UMinho lançou no passado dia 12 de janeiro a quadragésima sexta edição da revista FORUM. Esta publicação apresenta à comunidade UMinho o que de melhor e mais relevante se realizou em termos culturais no seio da academia, bem como discute diversas formas de pensar e encarar a cultura.
O Departamento de Música e a Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM) promovem domingo, dia 6, às 16h00, o "Concerto de Reis" da Orquestra de Sopros da UMinho, no Golden Tulip (Hotel da Falperra), em Braga. Com direção de Vasco Faria e participação de Pierre Dutot no trompete, vão ser interpretadas obras de Hector Berlioz, Gustav Holst, J. Rodrigo, Tércio Silva, G. Puccini, J. Brahms, E. Siebert, J. Strauss e J. Strauss II.
A licenciatura em Teatro da Universidade do Minho promove na segunda-feira, em Guimarães, o seminário "All Joking Aside: an exploration of physical and improvisational comedy", dirigido pelo encenador e professor norte-americano Brian Rhinehart. A sessão inicia às 14h00, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, na zona de Couros.
O TUM é um grupo cultural da Universidade do Minho que tem como objetivo a formação de novos atores para as artes de palco. Com 22 anos de existência, o grupo tem como objetivo a produção de espetáculos para toda a comunidade académica e não só, a nível nacional e internacional. Com cerca de 10 elementos, entre eles estudantes da UM, ex-alunos e ainda por pessoas externas à Universidade, o TUM caracteriza-se por um grupo aberto a toda a comunidade.