66822-451543001595329-311073291-nfitu2013--2-
Cultura, 27.04.2013
Medicina do Porto vence XXIII FITU Bracara Avgvsta
Braga
O FITU, Festival Internacional de Tunas Universitárias, é sem dúvida alguma um dos melhores festivais de tunas da Península Ibérica, garantindo ano após ano a presença das melhores tunas nacionais e internacionais no palco do Theatro Circo. Este ano não fugiu à regra e após duas memoráveis noites de serenatas, a grande vencedora haveria de ser a Tuna de Medicina do Porto, que levou para a Invicta o Grande Prémio FITU Bracara Avgvsta e o de Melhor Porta-Estandarte.

Há quem diga que quem viu um festival de tunas viu todos, mas de certeza que essas pessoas nunca viram um FITU Bracara Augusta. Ano após ano os de vermelho procuram trazer ao seu festival as melhoras tunas nacionais e internacionais, bem como acrescentar algo de novo nas suas performances em palco, "construindo" recordações musicais e visuais nos corações de quem tem o privilégio de poder assistir a este espetáculo.

Este ano não fugiu à regra e foi com uma portentosa atuação que os de vermelho brindaram na sexta-feira o quase esgotado Theatro Circo. Temas como "Luar Danado", "Partizan" ou "Com Te Partiró" roubaram sorrisos e suspiros por entre o muito público feminino presente e que de forma calorosa aplaudiram a atuação da Tuna Universitária do Minho (TUM).

Nesta primeira noite subiram a palco mais quatro tunas, sendo que uma delas "ousou" ombrear de igual para igual com a TUM e acabou por colher os frutos de tamanha "ousadia". A primeira a entrar em ação, e que foi a tal da "ousadia" foi a Tuna de Medicina do Porto (que viria a ser grande vencedora deste festival), logo seguida pela Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto e pela Estudantina Universitária de Coimbra. Pelo meio, os Jograis com os seus textos mordazes e carregados de crítica social e politica iam arrancando enormes gargalhadas. Esta primeira noite de FITU deu-se por terminada com a atuação de outra tuna da casa, a Azeituna.

A segunda noite do Bracara Avgvsta começou com a atuação de mais uma tuna da casa, da academia minhota, a Afonsina - Tuna de Engenharia da UMinho.

O espetáculo prosseguiu com uma das tunas mais aguardadas da noite. Em palco estavam os vencedores de 2012 e uma das melhores e mais prestigiadas tunas nacionais: a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico.

Apesar de não contar com a presença de um dos seus mais carismáticos elementos e de o seu tradicional solista ter "dado a vez" a um mais novo, a atuação dos alfacinhas foi como sempre em grande!

Os senhores que se seguiram não quiseram ficar atrás e também eles "encheram" o palco. "Encheram" de tal forma que levaram para Viseu os prémio de Melhor Pandeireta, Tuna Mais Tuna e 3ª Melhor Tuna... isto tudo na sua primeira vez no FITU. Estes senhores dão pelo nome de Tunadão 1998 e são a tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

De seguida entraram em cena os "nuestros hermanos" da Tuna de Medicina de Badajoz, que estiveram em grande destaque nas ruas de Braga! Tanto foi, que no final haveriam de levar para Badajoz, não caramelos, mas o prémio de Melhor Passa Calles!

A noite no Theatro Circo terminou da mesma forma que havia começado na sexta-feira: com a performance da Universitária. Os de vermelho estiveram mais uma vez à altura dos seus pergaminhos e trouxeram a palco a Raquel Fernandes, que fez um dueto de tenores com o solista da TUM... o resultado foi um Theatro Circo de pé a aplaudir!

Antes de a festa continuar no Sardinha Biba havia ainda a fundamental e protocolar entregue dos prémios, que este ano para além da presença do Reitor da UMinho, António Cunha, contou também a presença do Vice-Presidente da Camara Municipal, Vitor Sousa.

Fica aqui abaixo a lista dos ilustres premiados deste magnifico XXIII FITU Bracara Avgvsta:

Melhor Pandeireta:Tunadão 1998 - Tuna do IPV
Melhor Solista:Tuna Universidade Católica Portuguesa - Porto
Melhor Porta-Estandarte:Tuna de Medicina do Porto
Melhor Instrumental:Estudantina Universitária de Coimbra
Melhor Passa Calles: Tuna de Medicina de Badajoz.
Tuna Mais Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do IPV

3ª Melhor Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do IPV
2ª Melhor tuna: Estudantina Universitária Coimbra
Grande Prémio FITU Bracara Avgvsta: Tuna de Medicina do Porto.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Abr/2013)