azeituna570recreiso2103
Cultura, 19.03.2013
Azeituna encanta em noite mágica no Coliseu dos Recreios
Lisboa
O Coliseu dos Recreios em Lisboa, foi mais uma vez palco para outro grande momento da Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho. Com uma pujante atuação, os de azul deixaram de forma indelével a sua marca na noite onde se consagraram como a grande vencedora do TUIST, o festival da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico.

Após um interregno de dois anos, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico voltou a organizar o seu festival, que curiosamente tem como nome a sua sigla: TUIST. Perante o exigente público do Coliseu dos Recreios, que naquela noite ultrapassou a marca dos 3000 (!), atuaram aCentenária Tuna Académica do Liceu de Évora, a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, a Tuna Universitária do Minho, a Estudantina Universitária de Lisboa, a Azeituna, a Scalabituna e, claro, a TUIST. A apresentação do evento esteve a cargo dos Jogralhos da Universidade do Minho.

Nesta XVI edição do TUIST, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico comemorou também o seu vigésimo aniversário. A Azeituna, dedicou inclusive durante a sua atuação um tema aos seus amigos de Lisboa, celebrando desta forma os 20 anos de amizade que unem estas tunas.

No final da noite, após as magníficas atuações das tunas que subiram a palco e do humor "politicamente corrosivo" dos Jogralhos, chegou o momento da verdade, o momento de atribuir os prémios nas diferentes categorias a concurso.

AScalabitunaarrecadou os prémios para  Melhor Solista, Prémio 20 anos TUIST, Prémio Hard Rock, 2ª Melhor Tuna e Tuna Mais Tuna - Prémio Prof. Ramôa Ribeiro. Por sua vez,  aTEUTlevou para casa a Melhor Bandeira, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental e 3ª Melhor Tuna. AAzeitunafoi a grande vencedora na noite ao conquistar o troféu de Melhor Tuna XVI TUIST.

Para Emanuel 'Puyol' Gouveia, tuno dos azuis da UMinho, a participação da Azeituna foi "muito positiva". 'Puyol' destacou ainda o facto de a Azeituna ter "conquistando com o seu espírito irreverente uma audiência das quase 3000 pessoas que esgotaram a sala" e de terem estreado um novo instrumental, de seu título, "Andanças", que é original dos azuis.

Com esta vitória a Azeituna garantiu desde já um lugar no próximo TUIST.

A Tuna Universitária do Minho também esteve a concurso, mas apresentou-se desfalcada de alguns dos seus melhores interpretes, não tendo conseguido trazer nenhuma troféu para a sua galeria de prémios. Este festival serviu no entanto para a passagem a tuno de um dos seus caloiros, momento sempre marcante e de importância para o grupo.

Texto: Nuno Gonçalves

Fotografia: Azeituna