eurico-to-de-lim
Cultura, 23.02.2013
Músicas inéditas de Tomás de Lima são interpretadas sábado na Reitoria da UMinho
UMinho
O salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, é palco este sábado, dia 23, às 21h30, do concerto de lançamento/apresentação do 2º volume da Antologia Discográfica "SABER OUVIR", com obras para piano de Eurico Tomás de Lima (1908-1989), interpretadas pelo bracarense Miguel Campinho e com comentários de Miguel Leite. A iniciativa tem entrada livre e insere-se nas comemorações do XXXIX aniversário da UMinho.

O CD duplo é editado pela Numérica Multimédia, com apoio da UMinho, e inclui a primeira gravação mundial da integral das Grandes Sonatas (quatro) e Sonatinas (duas), a Suite "Algarve" e a Suite "Férias na Madeira". São obras pianísticas de fôlego e dificuldade técnica e interpretativadaquele notável artista/compositor português, que era praticamente desconhecido dos cidadãos em geral. O seu espólio artístico está à guarda da UMinho por oportuna e generosa doação do único filho, Eurico Adolfo Lapa Tomás de Lima, o qual marca presença na cerimónia. O reitor António M. Cunha abre solenemente a sessão, com uma breve declaração.

Para o reitor, este é um tributo a um compositor e pianista de referência cujo percurso se cruzou com a região e as cidades onde a UMinho está ancorada, para além de ser um modo muito feliz de concretizar o protocolo que a Universidade subscreveu no âmbito do legado do seu espólio. Acresce que se insere perfeitamente no cumprimento da terceira missão da Instituição: a interação com a sociedade, no domínio da produção e difusão cultural, em particular, na divulgação de músicos clássicos portugueses. A qualidade desta edição honra todos estes objetivos e, em especial, a memória de Eurico Tomás de Lima, evidenciando o seu génio e originalidade.

Com este segundo volume da antologia conclui-se praticamente a edição da obra integral para piano de Eurico Tomás de Lima, salvo pequenas peças, de acordo com o coordenador artístico Miguel Leite. "Este CD duplo é um acontecimento musical pouco comum em Portugal, porquanto regista para a posteridade um conjunto de obras de grande valia artística de um autor que importa divulgar, estudar e publicar, seja em gravações como na muito útil edição de partituras". Recorde-se que o primeiro volume inclui um conjunto de pequenas obras para piano que revelam uma breve panorâmica do percurso criativo do homenageado ao longo de quatro décadas de criação artística.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho