eurico-to-de-lim
Cultura, 23.02.2013
Músicas inéditas de Tomás de Lima são interpretadas sábado na Reitoria da UMinho
UMinho
O salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, é palco este sábado, dia 23, às 21h30, do concerto de lançamento/apresentação do 2º volume da Antologia Discográfica "SABER OUVIR", com obras para piano de Eurico Tomás de Lima (1908-1989), interpretadas pelo bracarense Miguel Campinho e com comentários de Miguel Leite. A iniciativa tem entrada livre e insere-se nas comemorações do XXXIX aniversário da UMinho.


O CD duplo é editado pela Numérica Multimédia, com apoio da UMinho, e inclui a primeira gravação mundial da integral das Grandes Sonatas (quatro) e Sonatinas (duas), a Suite "Algarve" e a Suite "Férias na Madeira". São obras pianísticas de fôlego e dificuldade técnica e interpretativadaquele notável artista/compositor português, que era praticamente desconhecido dos cidadãos em geral. O seu espólio artístico está à guarda da UMinho por oportuna e generosa doação do único filho, Eurico Adolfo Lapa Tomás de Lima, o qual marca presença na cerimónia. O reitor António M. Cunha abre solenemente a sessão, com uma breve declaração.

Para o reitor, este é um tributo a um compositor e pianista de referência cujo percurso se cruzou com a região e as cidades onde a UMinho está ancorada, para além de ser um modo muito feliz de concretizar o protocolo que a Universidade subscreveu no âmbito do legado do seu espólio. Acresce que se insere perfeitamente no cumprimento da terceira missão da Instituição: a interação com a sociedade, no domínio da produção e difusão cultural, em particular, na divulgação de músicos clássicos portugueses. A qualidade desta edição honra todos estes objetivos e, em especial, a memória de Eurico Tomás de Lima, evidenciando o seu génio e originalidade.

Com este segundo volume da antologia conclui-se praticamente a edição da obra integral para piano de Eurico Tomás de Lima, salvo pequenas peças, de acordo com o coordenador artístico Miguel Leite. "Este CD duplo é um acontecimento musical pouco comum em Portugal, porquanto regista para a posteridade um conjunto de obras de grande valia artística de um autor que importa divulgar, estudar e publicar, seja em gravações como na muito útil edição de partituras". Recorde-se que o primeiro volume inclui um conjunto de pequenas obras para piano que revelam uma breve panorâmica do percurso criativo do homenageado ao longo de quatro décadas de criação artística.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Fev/2013)

Arquivo de 2013