default-header-news
Cultura, 29.01.2013
Universidade do Minho realiza XIV Jornadas de Cultura Alemã
Braga
O Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE) e o Conselho Cultural da Universidade do Minho promovem, de 25 de fevereiro a 1 de março, as XIV Jornadas de Cultura Alemã, dedicadas inteiramente à "Vida e Obra dos Irmãos Grimm". O programa inclui duas exposições, uma palestra com o diretor do Museu e Sociedade dos Irmãos Grimm, duas peças de teatro e um ciclo de cinema. A iniciativa realiza-se em Braga e no âmbito do bicentenário da publicação do primeiro volume da coletânea dos contos de Jakob e Wilhelm Grimm e tem como objetivo divulgar a cultura alemã junto da comunidade.


As jornadas iniciam já esta sexta-feira, dia 25, às 16h, com a inauguração da exposição "Os Irmãos Grimm. Vida e Obra", na galeria do salão medieval da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço. Após ter passado por Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa, a exibição termina o seu périplo português, oferecendo aos interessados a possibilidade de conhecer as diversas facetas dos Irmãos Grimm, que não se cingiram ao trabalho etnográfico e literário de compilar as ancestrais lendas populares dos povos germânicos, mas também contribuíram com importantes publicações nas áreas das ciências da linguagem e do direito, entre outras. A mostra foi concebida a partir do importante espólio da Museu e Sociedade dos Irmãos Grimm (Alemanha). O programa integra ainda uma segunda exposição, intitulada "Adaptações portuguesas dos contos de Grimm", que estará patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) até dia 1 de março.

Ciclo de cinema inclui exibição de 4 filmes

O ciclo de cinema dedicado aos contos dos Grimm decorre também ao longo de todo o mês de fevereiro e conta com o apoio do Instituto Goethe. Serão exibidos, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, às 17h, os filmes "A Bela Adormecida", de Oliver Dieckmann (dia 4); "A Mesa Mágica", de Ulrich König (dia 13); "A Senhora Holle", de Bodo Fürneisen (dia 19), e "O Alfaitezinho Valente", de Christian Theede (dia 27).

A conferência de encerramento das Jornadas realiza-se no dia 28 de fevereiro, às 15h, no salão nobre da Reitoria, com os especialistas Bernhard Lauer, diretor do Museu e Sociedade dos Irmãos Grimm, Teresa Cortez, da Universidade de Aveiro, e Sara Reis Silva, do Instituto de Educação da UMinho. Entretanto, ao longo desse dia estão previstas duas peças de teatro sobre os escritores, estando a representação a cargo dos grupos de teatro da Escola Básica do Baixo Neiva e do Colégio de Nossa Senhora da Conceição. A entrada é livre, mas requer marcação prévia pelo emailccultural@reitoria.uminho.pt.

As XIV Jornadas de Cultura Alemã têm a colaboração da Embaixada da República Federal da Alemanha, do Instituto Goethe e do Museu, da Sociedade dos Irmãos Grimm, da Fundação Marion Erhardt, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, da BLCS, do Instituto de Educação da UMinho e da Biblioteca Pública de Braga.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Jan/2013)

Arquivo de 2013