dpp-a80510fgd--2-
Cultura, 14.01.2013
Conselho Cultural lança FORUM
UMinho
O Conselho Cultural da UMinho lançou no passado dia 12 de janeiro a quadragésima sexta edição da revista FORUM. Esta publicação apresenta à comunidade UMinho o que de melhor e mais relevante se realizou em termos culturais no seio da academia, bem como discute diversas formas de pensar e encarar a cultura.

Foi perante uma plateia, com muitos rostos ligados à cultura da academia e da cidade, que no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho a Professora Ana Gabriela Macedo, Presidente do Conselho Cultural da UMinho deu início à apresentação da FORUM.

Esta revista que conta já com 46 edições, algo que é "notável", como frisou na sua apresentação, Manuel Sarmento, Professor do Instituto de Educação da UMinho, vê na sua primeira parte serem abordadas através de cinco artigos, temas comoa água e o património cultural da região de Braga (Manuela Martins e colaboradores), Alexandre Herculano (Luís Cabral), Casas de Escritores (J. Cândido Martins), arquivos de família (Ana Macedo) e relações entre a arte no Minho e na Baviera no século XVIII (Eduardo Pires de Oliveira) decorrentes de iniciativas ou investigação realizadas pelas Unidades Culturais da UMinho.

Na capa da revista, figura inclusive uma foto das capelas do aqueduto das "Sete Fontes", foto essa que foi motivo de reflexão e que deu inicio à apresentação feita pelo Professor Manuel Sarmento.

Na segunda parte, temos o dossier cultura que contacom nove testemunhos de membros do Conselho Cultural. O primeiro desses temas é da autoria da Presidente do Conselho Cultural, que começa o seu texto com uma afirmação que ela própria considera ser "provavelmente controversa" : "a cultura é um estado dinâmico, uma recusa de quietismo e do conformismo". Com isto está dado um mote para uma interessante leitura acerca "do que falamos, quando falamos de cultura?".

A terceira parte da FORUM, "Documentação e Vária", o Prémio Victor de Sá Pessoa de História Contemporânea assume um papel de grande relevo, podendo ser consultados sete artigos relativos a esta tema. Mas não é apenas disto que se fala nesta secção. Os relatórios de atividades do Conselho Cultural e das Unidades Culturais da UMinho também podem aqui ser consultados.

No discurso de Henrique Barreto Nunes, Vice-Presidente do Conselho Cultural da UMinho e um dos obreiros da FORUM, é lançado um desafio ao Reitor António Cunha, um desafio para que sejam dadas asas ao Conselho Cultural e às Unidades Culturais da Universidade, de modo a estas possam "voar".

O Reitor aceitou o repto e no seu discurso garantiu para já que o Conselho Cultural, apesar dos tempos difíceis que se vivem, vai ter asas para a sua próxima edição da FORUM.

António Cunha reiterou ainda a ideia de transformar o Largo do Paço num espaço cultural aberto, numa "praça de cultura", aberta à comunidade e à cidade.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Jan/2013)