A 20ª edição do CELTA (Certame Lusitano de Tunas Académicas), festival de tunas organizado pela Azeituna, foi um momento único, abrilhantado com performances musicais e visuais, que ficarão indelevelmente marcadas na memória de quem teve o privilégio de poder assistir ao vivo a este espetáculo. A grande vendedora da noite foi a Desertuna, que conquistou os prémios de Melhor Tuna, Tuna Mais Tuna e Melhor Porta-Estandarte.
A Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho rumou até Idanha-a-Nova, para marcar presença no XI Festafin organizado pela Associação Académica da Universidade de Gestão e veio para casa com quatro prémios: Melhor PassaCalles, Melhor Solista, Tuna mais Tuna e Melhor Tuna.
O Conselho Cultural da Universidade do Minho tem a honra de anunciar o lançamento do número 47/48 da Revista FORUM, em sessão presidida pelo Reitor, que terá lugar pelas 18h00, do próximo dia 12 de Dezembro, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.
Nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2013, a Azeituna apresenta o XX CELTA, no Theatro Circo, a partir das 21h30. O CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas - é um festival realizado desde 1993, que traz anualmente a Braga algumas das melhores tunas académicas a nível nacional, oriundas de Universidades espalhadas por todo o país, com o objectivo de proporcionar ao público presente duas noites de boa música, espectáculo e espírito académico.
A Tun'ao Minho - Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho, marcou presença no seu primeiro festival de tunas, o X FATFUBI - Festival Académico de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior, organizado pela Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior - As Moçoilas, que se realizou nos passados dias 16 e 17 de Novembro, na Covilhã.
A Augustuna - Tuna Mista da Universidade do Minho, nasceu em 1996, procurando ser diferente e criando um espaço próprio na cultura da academia minhota. Mista de origem (aceitava membros de ambos os sexos), a Augustuna em 2003 passa a ter uma composição exclusivamente masculina e faz a transição para Augustuna - Tuna Académica da Universidade do Minho. Após um interregno de cerca de três anos (dezembro de 2009 a maio de 2013), a Augustuna regressou aos palcos e o UMDicas decidiu conhecer um pouco melhor esta tuna com um percurso único dentro do panorama cultural da academia.
O Bragacine, primeiro festival de cinema independente de Portugal, realiza a sua 11ª edição entre os dias 9 e 11 de novembro, na Universidade do Minho. Prevê-se as presenças e homenagens a Gary Rizzo, Óscar de Efeitos Sonoros por "Inception", Allison Wilke, pós-produtora de "Piratas das Caraíbas", e Paul Hyett, diretor de efeitos visuais de "Woman in Black", entre outros.
O Reitor da Universidade do Minho e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga têm a honra de convidar para a inauguração da Exposição Comemorativa dos 500 Anos da Misericórdia de Braga, a ter lugar na Galeria do Salão Medieval da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, no próximo dia 5 de novembro. Esta Exposição vai estar patente entre o dia 5 de Novembro e o dia 16 de Dezembro de 2013, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00-12h30 e as 14h00-17h30.
No próximo dia, 02 de Novembro, é dia de "Guimarães Académica" a partir das 21H30m no Largo da Oliveira. A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade e a Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade com o apoio da ACIG - Associação Comercial e Industrial de Guimarães promovem a I Grande Serenata à Cidade com Guimarães como palco.
A UMinho, através dos Serviços de Acção Social em cooperação com a Associação Académica apresentam a exposição "Pintar UM Mundo Melhor", que está patente no Hotel da Música, no Porto e posteriormente no Hotel Meliã, em Braga. No total estão expostos 24 quadros de artistas que atuaram nas festas académicas da Academia Minhota e, que estão agora em leilão a favor do Fundo Social de Emergência, criado para ajudar estudantes da UMinho em dificuldades.