umdicas-ng-trovas2012--150-gff
Cultura, 19.11.2012
Gatuna eleita Melhor Tuna na Covilhã
Covilhã
No passado fim-de-semana, decorreu na Covilhã o II Medicalis, Festival de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior (UBI), organizado pela C'a Tuna aos Saltos, Tuna Feminina de Medicina da UBI, no qual a Gatuna saiu vitoriosa.

Sem medo ao frio da serra, a Gatuna rumou à Covilhã na manhã de sábado. A tarde foi repleta de atividades. A Gatuna aproveitou para tocar as suas "trovas ao vento" pelas ruas do centro histórico. O festival propriamente dito começou às 21h na Faculdade de Ciências da Saúde e teve como tunas concorrentes: As Fans (Universidade de Coimbra), Levadas da Broca (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto) e Lusitana (Universidade Lusíada de Lisboa). Também atuaram a Tuna de Medicina da UBI e a Orquestra Académica Já b'UBI & Tokuskopus. O festival foi apresentado por António Raminhos.

A Gatuna interpretou, pela primeira vez num festival, as músicas Zorro e Color Esperanza. Cantou também o Fado Português, música solada por um dos elementos do grupo, que emocionou os espetadores. No meio das serenatas cantadas pelas meninas do Minho, o público vibrou com a valente interpretação do Instumental, ?Deja Loin?, que contou com uma dança em forma de combate com a utilização da capa do traje e de bandeiras. A Gatuna encerrou a sua prestação com o seu hino oficial, o "Estudante Minhoto", convidando os presentes a conhecer um pouco mais a Universidade do Minho e o seu ambiente académico.

Além de Melhor Tuna, a Gatuna recebeu também o prémio de melhor original. "Participar nos festivais que se realizam pelo país é sempre uma alegria, mas a satisfação é acrescida quando voltamos para casa com estes prémios",comentou Ana Luísa Vieira.

Fonte: Gatuna

(Pub. Nov/2012)