default-header-news
Cultura, 17.11.2012
FERNANDO TÁVORA MODERNIDADE PERMANENTE
UMinho
No âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, a Fundação Cidade de Guimarães, a Família Fernando Távora, a Associação Casa da Arquitectura e a Fundação Instituto Marques da Silva apresentam, entre 17 de Novembro de 2012 e 15 de Fevereiro de 2013, o projecto Fernando Távora Modernidade Permanente, coordenada pelo Arquitecto Álvaro Siza.


Esta iniciativa irá acolher um conjunto de acções, das quais destacamos a Exposição, as Conferências, as Visitas Guiadas, o Catálogo da Exposição e a publicação facsímile do Diário de "bordo"  (1960).

A exposição Fernando Távora Modernidade Permanente é sobre a obra de Távora, mas, longe da ambição de ser monográfica, ou antológica, pretende isso sim oferecer uma leitura transversal da insistente relação que essa obra tem com o exercício do magistério, enquanto Professor de Arquitectura.

Trata-se, portanto, de um conjunto de documentos, ora pertencentes ao âmbito do desenho e da fotografia de Arquitectura, ora ao âmbito documental dos registos existentes sobre as suas aulas, conferências, viagens de estudo. O objectivo final visa incluir a documentação seleccionada num todo cuja coerência seja legível, de um modo tão natural como foi colhida ao longo da vida.

Esse todo não almeja, como já foi referido, abarcar a imensidão e a complexidade do pensamento e da obra de Fernando Távora, mas antes centrar-se no carácter pedagógico desse mesmo pensamento e dessa mesma obra. Visa explorar em que circunstâncias a prática da arquitectura e o mister de professor se contaminam e se deixam contaminar uma pelo outro, em que lugares se cruzam entre si.

Inauguração da Exposição

17 de Novembro às 17h00 Anfiteatro da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

Conferências

22 de Novembro, 9h30 - 19h00

Auditório Nobre do Campus de Azurém da Universidade do Minho

Informações e reservaspara as conferências, visitas guiadas e publicações em:

Associação Casa da Arquitectura (preço para estudantes: 2,5 Euros)

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

Fonte: EAUM

(Pub. Nov/2012)

Arquivo de 2012