default-header-news
Cultura, 18.10.2012
Poeta e guionista James Ragan esta sexta-feira na UMinho
UMinho
O norte-americano James Ragan, uma referência no mundo da cultura, vem esta sexta-feira, dia 19, à Universidade do Minho para dar a palestra "Connections Between Cinema and Literature". O poeta, guionista, dramaturgo e tradutor tem vários doutoramentos honoris causa, venceu o Emerson Poetry Prize, o Kieslowski Award em Cannes e colaborou em clássicos de Hollywood como "O Padrinho", "The Border", "O Caçador" e "The Voyager". A palestra inicia pelas 14h no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, em Braga, e é promovida pelo Departamento de Estudos Ingleses e Norte-americanos da academia minhota.

James Ragan já viveu em Paris, Praga, Londres, Atenas e Beijing.Escreveu diversos livros de poesia, como "In the Talking Hours", "Womb-Weary", "The Hunger Wall", "Lusions" e "Yevgeny Yevtushenko: Collected Poems 1952-1990" (coeditor).É também membro honorário da Academia Russa de Ciências Naturais, dirigiu 25 anos o programa de escrita da Universidade da Califórnia do Sul e é, desde 1992, poeta residente da Charles University de Praga, por designação de Vaclav Havel. Foi nomeado oito vezes para o Pushcart Prize e ainda considerado pela revista BUZZ uma das 100 principais personalidades de Los Angeles. A televisão pública eslovaca vai estrear em 2013 um documentário sobre a sua vida, intitulado "Flowers and Roots".

Prof. Jaime Becerra da Costa - 253604199 /70, jaco@ilch.uminho.pt

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem