3608-383908098352119-511805996-n570iop
Cultura, De 03.11.2012 a 05.11.2012
10º Bragacine
UMinho
O Bragacine, primeiro festival de cinema independente de Portugal, celebra a sua décima edição de 3 a 5 de novembro, na Universidade do Minho. Prevê-se as presenças e homenagens aos norte-americanos Danielle Harris (atriz de "Halloween") e Robert Weinbach (produtor de "O Colecionador de Cadáveres" e "The Mutations"), entre outros. Dos cerca de 30 filmes a exibir destacam-se as antestreias "Angel Share", "Blackthorn" e "W.E.", dirigido por Madonna e nomeado para um Óscar. As sessões são no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A abertura oficial, no sábado às 21h45, inclui tributos a Robert Weinbach, ao realizador José Carlos de Oliveira ("Inês de Portugal") e a presença do ator Paulo Pires. A animação cabe à Tuna Universitária do Minho, à Tuna Juvenil de Vila Real e à banda rock Purple Weed. Segue-se a estreia nacional de "Angels Share", Prémio do Júri do Festival de Cannes 2012. A cerimónia de encerramento, na segunda-feira às 21h45, inicia com o filme "W.E." e prossegue com as homenagens a Danielle Harris, aos atores Anabela Teixeira e Paulo Pires e ao diretor de fotografia Tony Costa, presidente da Associação de Imagem. Às 23h45 vão ser entregues os Prémios Augusta às melhores obras do festival.

O júri da competição oficial junta nomes como Anxo Santomil, da Agência Audiovisual Galega, Craig Lapper, do British Board of Film Classification, Uxia Blanco, atriz espanhola, Sara Afonso, diretora da Empire Portugal, e os jornalistas Jay Slater, Manaira Aires e Filipe Pedro. Do programa consta ainda uma exposição de materiais alusivos à História do Cinema, no Museu Nogueira da Silva, uma Feira de Literatura Cinematográfica e demonstrações de jogos de tabuleiro. O Bragacine é organizado pelo Cine.UM - Cineclube da UMinho e tem parcerias com os festivais Fantasporto, MOTELx e de Orense. O site oficial éwww.bragacineindependente.com.

Balanço muito positivo

O diretor do Bragacine, Artur Barros Moreira, faz um balanço "francamente positivo" das dez edições do evento. "Temos vindo a aumentar o público, a qualidade da programação e contado com diversas personalidades, como Colin Arthur, diretor dos Efeitos Visuais de "2001 Odisseia no Espaço", e Julian Grant, realizador da série de TV "Robocop". Já tivemos filmes nomeados para os Óscares muito antes de serem selecionados, este ano há por exemplo o "W.E.". Acho que demos um salto qualitativo muito forte, o próprio auditório tem condições excelentes",sublinha.

Fonte: GCII

(Pub. Out/2012)