default-header-news
Cultura, De 11.10.2012 a 13.10.2012
Festival de Outono
UMinho
O Conselho Cultural da Universidade do Minho tem o gosto de apresentar o Festival de Outono 2012 e convidar toda a academia e o público a participar. O Festival de Outono a realizar nos próximos dias 11,12 e 13 de outubro, pretende assinalar o início do ano académico, dando a conhecer, em especial aos novos alunos da Universidade do Minho, alguma da oferta cultural possível em Braga e Guimarães e apelar à dinamização cultural por parte da Academia e em colaboração com a AAUM. É no entanto aberto ao público em geral.

Organizado pelo Conselho Cultural, o evento constrói-se em total sinergia com as suas Unidades Culturais e conta ainda com a cumplicidade de vários agentes culturais das cidades de Braga e Guimarães (nomeadamente, Arte Total, Museu da Imagem/Encontros de Imagem, Orquestra da Universidade do Minho, Instituto Confúcio, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, RUM, Museu D. Diogo de Sousa, Museu Pio XII, Museu Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Academia de Música de Viana do Castelo).

O programa pretende conciliar aspetos relacionados com o património cultural e artístico da Universidade e dos agentes culturais de Braga e Guimarães, no contexto da história e da dinâmica cultural das duas cidades, passando pela fotografia, a música, o teatro, a literatura e a poesia.

Durante estes três dias procurar-se-á dar a dimensão de "Festa" a este evento cultural, contando para isso com a colaboração de todos os agentes culturais envolvidos e, muito particularmente, da AAUM.O programa tem ainda a característica de ser de acessocompletamente gratuito, bastando efetuar inscrições nas visitas guiadas e workshops.

Uma Feira do Livro Académico, a realizar nos claustros do Largo do Paço, procurará ainda divulgar a produção científica da Universidade junto do público em geral.

11 de Outubro - quinta-feira

21:30 - Largo do Paço  - Salão Medieval -  Concerto Inaugural  pelo Coro de Alunos da Licenciatura em Música e pela Orquestra da Universidade, dirigida pelo Maestro Roberto Pérez.

12 de Outubro - sexta-feira

16:30 - Largo do Paço - Galeria do Salão Medieval - Visita guiada à exposição de Literatura Brasileira Contemporânea , pelo Prof. Carlos Mendes Sousa.

17:30 - Largo do Paço - Salão Nobre - Mesa Redonda Modos de Ver - Os Museus e os Espaços de Cultura .

Painel:

- Manuel Azevedo Graça, Diretor do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães;

- Rui Prata, Diretor do Museu da Imagem;

- Isabel Silva, Diretora do Museu D. Diogo de Sousa;

- Carlos Corais, Diretor do Museu Nogueira da Silva e docente da Escola de Arquitectura;

- Maria Manuela Martins, Presidente da Unidade de Arqueologia e docente da Universidade do Minho;

Moderação: Ana Gabriela Macedo, Presidente do Conselho Cultural e docente da Universidade do Minho.

22:00 - Museu Nogueira da Silva -   Ciclo "Braga RUMo ao Jazz" - Performance JAZZ com KIKO & THE JAZZ REFUGEES , organizado pela RUM e Conselho Cultural, incluído  no programa oficial da Braga CEJ 2012.

13 de Outubro - sábado

10:00/18:00 - Colunata do Largo do Paço - Feira do Livro Universitário .

15:00 - Largo do Paço -  Espetáculo de Dança da Arte Total "Guelra".

21:30 -Igreja de Nossa Sr.ª da Oliveira, Largo da Oliveira, Guimarães - Concerto  de Encerramento pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo.

21:30- Museu Nogueira da Silva  - Teatro As Suplicantes, de Ésquilo -Thiasos  - Grupo de Teatro Clássico da Universidade de Coimbra.

22:00 - Largo do Paço - Salão Medieval - Ciclo "Fusão Acústica" - Concerto Acústico com WE TRUST + BEST YOUTH  -  organizado pela RUM e Conselho Cultural, incluído  no programa oficial da Braga CEJ 2012.

--------------------------------------------------------------------------------
Conselho Cultural da Universidade do Minho
Largo do Paço, 4704-553 Braga