tuna570-cmusic
Cultura, 13.03.2012
Tuna Universitária do Minho conquista cidade invicta
Porto
A Tuna Universitária do Minho (TUM) esteve presente no I Noites de Ronda - Festival de Tunas organizado pela sua tuna irmã, a Tuna de Medicina do Porto. A tuna minhota arrebatou o público e o júri, conquistando o prémio de Melhor Tuna.

O espetáculo decorreu na Casa da Música do Porto, no passado dia 10 de março, onde a TUM iniciou a vertente competiva do certame com a apresentação do seu novo tema vocal denominado "Alborada", seguido do clássico original "Boémia", que demonstram a musicalidade característica das suas raízes geográficas.

A música "Porto Sentido" foi dedicada a todas as donzelas presentes e também como forma de agradecimento a todos os portuenses que esgotaram a sala de espetáculos.

Continuou-se com o instrumental "Partizan", um medley de temas balcãs, e com o tema clássico italiano "Con te Partirò", na voz do seu solista. Terminou-se o espetáculo com o desempenho dos pandeiretas e bandeiras em "Adeus é sempre adeus".

Pelo mesmo palco passaram também a Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto, a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, a Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu, e ainda como extra-concurso a Tuna Feminina de Medicina do Porto e os anfitriões da Tuna de Medicina do Porto.

A TUM trouxe para Braga os prémios de Melhor Tuna, Melhor Instrumental e Melhor Solista, neste que foi um fim-de-semana recheado de muita música, festa, e convívio entre elementos de várias gerações, símbolo da amizade que une estas Tunas.

Texto: Rui Vieira

(Pub. Mar/2012)