op2012-570--1-
Cultura, 06.02.2012
20 anos de Ordem Profética
UMinho
Foi há 20 anos atrás que a Opum Dei nasceu, numa altura em que os estudantes lutavam contra as propinas e nem se sonhava com Bolonha. Passados estes anos a Ordem sofreu várias transformações, continuando o Velório da Gata a ser o momento alto do grupo, juntamente com o 1º de Dezembro. O UMdicas esteve à conversa com o Profeta Mister Benâncio, onde para além de outras coisas tentamos averiguar mais pormenores sobre o mega casting profético


Achas que hoje a voz critica da Ordem é mais precisa do que nunca?

Penso que a voz crítica da Ordem será sempre necessária e quando digo voz crítica não me refiro ao simples "ser do contra" por tudo e por nada. Por vezes surge a imagem que a Ordem é simplesmente contra todo e qualquer político/deputado, o que não espelha a realidade. Por exemplo, da mesma forma que admiramos a deputada Ana Drago do B.E. pelos seus belos atributos, conseguimos admirar a deputada vimaranense Francisca Almeida do P.S.D. pelas suas inúmeras qualidades.

Como é que um grupo cultural da UMinho nasce tuna e se transforma num "projecto diferente" como o vosso?

Essa é uma falsa questão que advém de um boato criado pela Maçonaria Universitária com o intuito de denegrir a imagem profética. Na realidade a OPUM DEI nasceu de um grupo selecto de alunos escolhidos para quebrar a monotonia académica, espalhando a palavra de fé numa U.M. melhor.

A Ordem ao longo da sua existência sempre foi um "pouco" controversa, com altos e baixos e uma pausa de alguns anos. A que se deveu esta "pausa"?

Essa "pausa" deveu-se à opressão dos poderes instituídos aos Profetas da época, uma vitória apenas temporária do lado negro da força sobre o roxo académico. A Ordem não nega esse como o período negro da sua história, mas hoje renasce em força, pelo que não será novamente censurada.

Achas que a vossa irreverência por vezes pode ser prejudicial para o bom funcionamento interno?

Sabemos que por vezes sofremos por dizer a verdade, mas não devemos nada a ninguém. Apenas pedimos a todos que simplesmente não confundam OPUM DEI com maçonaria.


Uma das coisas que vos era apontada, era a falta de organização e de trabalho por parte de grande parte dos vossos membros. Hoje essa imagem parece já pertencer ao passado? foi difícil conseguir isso?

Foi bastante difícil ultrapassar esta imagem e foi também neste ponto que a nossa irreverência actuou um pouco contra nós. O público em geral por vezes desconhece que a Ordem vive apenas daquilo que os seus membros lhe oferecem, tudo o que a palco levámos é fruto do nosso amor a esta causa, até há 1/2 meses nem um local de ensaio conseguíamos arranjar.

O vosso momento alto era o Velório, mas agora quando se fala na Ordem, cada vez mais as pessoas falam das vossas "performances" no 1º de dezembro. Achas que neste momento actuar no Theatro Circo é mais motivador para Opum Dei do que o Velório?

O momento alto do ano profético será sempre o Velório da Gata, é nesse dia que renovamos os nossos votos proféticos e quando sentimos com mais força o chamamento da Ordem. Admitimos que actuar no Theatro Circo é sempre bastante motivador, pelo que apostámos sempre bastante alto na actuação do 1º de dezembro.

Em que outras actividades têm participado?

A Opum Dei cresceu bastante nos últimos anos, temos variadas actividades da sua realização como o Opiário, a OpumTV, o Natal Profético, cantares das janeiras, etc... Encontra-se também já a decorrer o MegaCastingProfético e 2012 trará ainda mais novidades.

Será que é em 2012 que vamos ver a Opum Dei na TV a participar numa "Operação Triunfo" ou nos "Ídolos"?

De momento, a OpumTV tem os direitos de transmissão de toda e qualquer actuação profética, mas ninguém sabe o futuro?

Há algum projecto secreto que possa ser revelado em primeira mão ao UMDicas?

A Ordem Profética tem um projecto de tomar de assalto a Reitoria, como deverão compreender não nos parece plausível revelar pormenores desse projecto publicamente.

Porque é que há sempre alguém vestido de vaca nas actuações?

Muitos se perguntam acerca deste assunto e a resposta é simples, a Ordem é contra formalismos, nela todos se apresentam da forma mais relaxada possível. O Profeta que interpreta o referido papel é um conhecido negociador de gado da região, pelo que se sente muito bem, na pele daquilo que melhor conhece.


Como é que está a tão "badalada" questão da sala da Ordem?

De momento temos que agradecer ao B.A. de Braga que nos cede uma sala por 2 horas semanais. Cremos que esta solução será temporária e que a A.A.U.M. rapidamente encontrará uma solução justa para todos.

Como já falamos, existem há 20 anos e para comemorar esse facto estão a realizar um Mega Casting. O que é que vos levou a realizar este casting?

Reza a lenda que numa noite de nevoeiro cerebral, o "escolhido", aquele que trará de volta o equilíbrio à força, surgirá aos Profetas. Os próprios Maias previram que 2012 marcaria o início de uma nova era, não poderíamos nós, humildes servos da Palavra negar tal facto. Sabemos que há muito valor espalhado pela Academia e queremos dar a oportunidade de o mostrarem no local ideal.

A 13 de Maio na Cova da Iria já toda a gente sabe o que aconteceu, mas o que vai acontecer em Gualtar a 13 de Maio de 2012?

São informações que de momento não podemos revelar, apenas podemos aconselhar o uso de óculos de sol aos queridos leitores pois, o sol brilhará mais forte nesse dia.

Última pergunta: É verdade que os membros da Ordem tem mais sucesso junto do público feminino que os dos outros grupos?

Estudos Universitários do mais alto gabarito revelam que sim, no entanto, seria pouco humilde da nossa parte assumi-lo publicamente, pelo que, ficando a saber que os nossos ensaios são às 21h, todas as segundas-feiras no anfiteatro do piso superior do B.A. de Braga, preferimos que venham tirar suas dúvidas pessoalmente.

Texto: Nuno Gonçalves


(Pub. Fev/2012)

Arquivo de 2012