default-header-news
Cultura, 10.01.2012
"Golpe d'Asa - Revista de Poesia" é apresentada sexta-feira
Braga
O primeiro número da "Golpe d'Asa - Revista de Poesia" é lançado na próxima sexta-feira, dia 13, pelas 18h30, na Livraria 100ª Página, no centro de Braga. A apresentação cabe a Micaela Ramon, docente de Literatura da UMinho. Haverá leitura de poemas e uma performance sobre a obra de Vasco Gato, por Ana Arqueiro.

A "Golpe d'Asa" tem periodicidade bianual e é dirigida pela poetisa Ana Salomé, antiga aluna e docente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da UMinho. São objetivos da revista, como se lê no editorial, "resgatar alguns autores que, por uma diversidade de razões que cada caso distinguirá, têm sido pouco lidos e pouco estudados, votados amiúde a um silêncio tumular", mas a sua atenção recai também "na poesia contemporânea, contemporaníssima", na tradução, na escrita ensaística e na resenha crítica.

A publicação é organizada em quatro apartados - Inéditos, Éditos, Traduções e Arte Poética -, a que se junta um Encarte, dedicado neste número a Luiz Pacheco com um excerto inédito do "Manual de Estilística e Outras Partes Gagas". Podem encontrar-se ainda textos de Vasco Gato, Manuel da Silva Ramos, André Canhoto, António Gregório, Joana Jacinto e Sílvio Mendes, a par de um ensaio de Yvette Centeno ou de fotografias de Filipa Castro, entre outros motivos de interesse. A edição é do Clepul - Faculdade de Letras de Lisboa e da Golpe Edições.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho