O 1º de Dezembro é o símbolo da Independência de Portugal em 1640, após 60 anos de domínio Filipino. Reza a história que os estudantes da cidade de Braga (Colégio de S. Paulo) foram, na altura, os primeiros a dar as boas vindas ao Rei, saindo à rua com o intuito de comemorar a restauração da independência. Deu-se, então, início a uma tradição que se viria a celebrar todos os anos e que ainda hoje se mantém viva.
A Orquestra Académica da Universidade do Minho (OAUM) apresenta-se esta sexta-feira, dia 25, às 21h30, no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. O reportório do "Concerto Santa Cecília" inclui obras de Haydn, Mozart e Tchaikovsky. A entrada é livre.
O fado está a viver talvez o maior rejuvenescimento da sua história, através da fusão de estilos, de autores diversos e de uma internacionalização sem precedentes, explica Ricardo Fonseca, último mestrando em Literatura e Cultura Comparadas da Universidade do Minho.
Decorreu, entre os dias 7 e 10 de novembro, no Auditório B1 do Campus de Gualtar, Universidade do Minho, a 9.ª edição do "Bragacine", o Festival de Cinema Independente de Braga. O programa incluía exibições de vários filmes e, claro está, a atribuição de prémios em várias categorias.
O Centro de Artes e Espectáculos de S. Mamede foi o palco onde algumas das melhores tunas nacionais actuaram no passado dia 12 de Novembro no VIII Cidade Berço. Este festival organizado pela Afonsina, Tuna de Engenharia da UMinho, teve como grande vencedora a Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto
A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, vai realizar nos próximos dias 11 e 12 de Novembro de 2010, na cidade de Guimarães, o seu festival de tunas, denominado VIII Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas. Este festival está organizado em dois momentos distintos, a Serenata (11 de Novembro no Centro Histórico de Guimarães pelas 22 horas) e o Festival (12 de Novembro no São Mamede CAE pelas 21:30 horas).
A cidade de Braga recebe nos próximos dias 10 a 13 de novembro o SEMIBREVE, um festival focado no universo da arte digital e da música eletrónica. Através de uma criteriosa seleção de artistas e de um olhar atento à vanguarda da investigação, propõe-se divulgar as tendências na área e promover espetáculos de alguns dos artistas mais relevantes da música eletrónica atual.