default-header-news
Cultura, 11.05.2011
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2011 para jovens investigadores
UMinho
O Conselho Cultural da Universidade do Minho promove mais uma edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, recebendo candidaturas até 30 de Junho de 2011. O objectivo primordial é incentivar a produção de trabalhos da História Contemporânea de Portugal (a partir de 1820) a investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos.

Este Prémio foi reconhecido como de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, o que lhe permite ser abrangido pela Lei do Mecenato Cultural .

Está a ser apoiado pelo Governo Civil de Braga, Câmaras Municipais de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Braga, Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão) e Fundação Eng. António de Almeida (Porto). Encontra-se aberto ao contributo de outras entidades interessadas em incrementar o estudo da história contemporânea portuguesa. Todas as informações sobre o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea e do respectivo regulamento podem ser pedidas ao Conselho Cultural da Universidade do Minho, sito no Largo do Paço, 4704-553 Braga, através do  e-mail ccultural@reitoria.uminho.pt , ou pelos telefones 253 601139/ 253 601111 e o fax 253601138.

Sobre o mentor

O Doutor Victor de Sá (1921-2004), antigo Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doou à Universidade do Minho, num gesto de grande generosidade e ineditismo, um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua actividade de investigação e intervenção pública, textos memorialísticos ainda inéditos, bem como os direitos de autor relativos às obras que constituem a sua vasta bibliografia. Essa documentação encontra-se depositada na Biblioteca Pública de Braga, onde está a ser objecto de tratamento, de modo a permitir a sua rentabilização científica e a continuidade dos trabalhos do Prof. Victor de Sá.

Daqui resultou já a elaboração da "Bibliografia de Victor de Sá", publicada no volume editado em sua homenagem, "Estudos de História Contemporânea de Portugal", por Livros Horizonte, em 1991. Em 1999 foi editada pelo Conselho Cultural da UM, com o apoio do Governo Civil de Braga, a obra "Testemunho de um tempo de mudança", um conjunto de textos jornalísticos da autoria de Victor de Sá, Publicados entre Maio de 1974 e Fevereiro de 1975 no "Correio do Minho", no período em que dirigiu aquele diário. Por sua vez, a Biblioteca Pública de Braga editou em 2001 o seu livro inédito "Legendas para uma memória". No mesmo ano o Conselho Cultural da UM organizou o colóquio "Uma cidadania para a História", de homenagem ao historiador, cujas comunicações foram publicadas na revista "Forum" nº 32.

A doação dos direitos de autor, e ainda a de uma avultada verba em dinheiro, destinaram-se a permitir a criação de um Prémio de História Contemporânea , a atribuir periodicamente pela Universidade do Minho, através do seu Conselho Cultural, de acordo com um regulamento próprio. O objectivo primordial deste Prémio, o qual a partir de 2006, por decisão do Conselho Cultural se passou a denominar Victor de Sá de História Contemporânea, de que agora se anuncia a vigésima edição, respeitante a 2011 é o de incentivar a produção de trabalhos no âmbito da História Contemporânea de Portugal (a partir de 1820) a jovens investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos.

Os galardoados

Ano

Editora

Fernanda Rollo

"Portugal e o Plano Marshall"

Estampa

Álvaro Garrido

"O Movimento associativo estudantil nos inícios de Sessenta: a crise académica de Coimbra de 1962"

Livraria Minerva

Helena Pinto Janeiro

"Salazar e Pétain: contributo para o estudo das relações luso-francesas durante a II Guerra Mundial (1840-1944)"

Cosmos

Cláudia Sofia Orvalho da Silva Castelo

"O Modo Português de estar no Mundo - O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961)"

Maria João Mendes Vaz

Daniel Jorge Seixas de Melo

"Crime e Sociedade - Portugal na segunda Metade do Século XIX"

"Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958)"

Celta

Adelaide Ginga Tchen

"A Aventura Surrealista - Da explosão à extinção de um movimento (ou não)"

Colibri

Telmo Faria

"Debaixo de fogo! Salazar e as Forças Armadas",

Cosmos

Arnaldo Pata

Bruno Cardoso Reis

"Revolução e Cidadania. Organização, Funcionamento e Ideologia da Guarda Nacional (1820-1839)"

"Salazar e o Vaticano, Da Paz ao Conflito? As relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé, 1928-1968"

Colibri

Elisa Maria Neves Travessa

Rita Almeida de Carvalho

"Jaime Cortesão: política, história e cidadania"

"A Assembleia Nacional no pós-guerra (1945-1949)"

Asa

Daniel Jorge Seixas de Melo

"A leitura pública no Portugal contemporâneo (1926-1987)"

Filipa Lowndes Vicente

"Viagens e Exposições, D. Pedro V na Europa do século XIX",

Gótica

Patrícia Carla Valente Ferraz de Matos

"As 'Cores' do Império - Representações Raciais no Contexto do Império Colonial Português nas Primeiras Décadas do Estado Novo"

Sandra Cristina Martins Costa

"O divórcio no Porto (1911-1934) «E aos costumes disse nada»"

------------------

José António Ribeiro de Carvalho

"Os Jesuítas em Vésperas da Primeira República: O Novo Mensageiro do Coração de Jesus (1881-1910)"

José Manuel Viegas Neves

"Comunismo e Nacionalismo em Portugal - Política, Cultura e História no Século XX"

Tinta da China

Fernando Tavares Pimenta

"Angola. Os brancos e a independência"

Bruno José Navarro Marçal

"Governo de Pimenta de Castro - Um General no Labirinto da I Republica"

Em anexo segue um aviso e o impresso .

(Pub.Mai/2011)

Arquivo de 2011