capa-vital
Cultura, 14.04.2011
Professora da UMinho lança esta quarta-feira obra sobre Testamento Vital
Livraria Centésima Página (Braga)
A professora Laura Ferreira dos Santos, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, lança esta quarta-feira, dia 13, às 18h30, na Livraria Centésima Página (Braga), o livro "Testamento Vital. O que é? Como elaborá-lo?".

A apresentação da obra está a cargo de Rosalvo Almeida, presidente da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Norte e membro da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

A obra conta com o posfácio de António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa e professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma instituição. O que é um Testamento Vital? Corresponde a um pedido de eutanásia? Tenho algum interesse em elaborar uma directiva antecipada? Deverei designar um procurador de cuidados de saúde? Estas são algumas das questões que Laura Ferreira dos Santos se compromete a responder na sua obra. A autora propõe ainda um formulário a utilizar.

Laura Ferreira dos Santos nasceu em 1959. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica e doutorou-se em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, onde é professora associada. Entre outros escritos, publicou "Educação e Cultura em Nietzsche" (1993), "Pensar o Desejo a partir de Freud, Girard e Deleuze" (1997), "Variações sobre o entre-dois" (1999), "Alteridades feridas. Leituras feministas do cristianismo e da filosofia" (2003), "Diário de uma mulher católica a caminho da descrença" (2003) e "Ajudas-me a morrer? A morte assistida na cultura ocidental do século XXI" (2009). A professora também faz parte da Comissão de Ética para a Saúde da ARS - Norte.

Prof. Laura Ferreira dos Santos |E-Mail: lsantos@ie.uminho.pt

(Pub.Abr/2011)