default-header-news
Cultura, 16.03.2011
Professora da Sorbonne e músico Pinho Vargas na UMinho
UMinho
Os departamentos de Estudos Românicos e de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho promovem entre quinta-feira e sábado, dias 17 a 19 de Março, o colóquio internacional "Música, Discurso, Poder", a decorrer nos anfiteatros B1 e B2 do Complexo Pedagógico II, no campus de Gualtar, em Braga.
Colóquio internacional "Música, Discurso, Poder" de 17 a 19 de Março

No sentido de fomentar um debate interdisciplinar sobre as inter-relações entre a música, o discurso e o poder, o congresso conta com várias intervenções, nomeadamente Cécile Prévost-Thomas, da Universidade Paris - Sorbonne (França), e António Pinho Vargas, músico e docente na Escola Superior de Música de Lisboa.

A música é o ponto de partida para este evento, cujo objectivo é identificar, definir e reflectir sobre os vários tipos de discursos (musicais, literários, políticos e culturais), bem como analisar a sua relação com a música. Os intervenientes vão tentar estudar o poder da música na formação e transformação dos diversos discursos. A iniciativa prevê as sessões plenárias "As ideias políticas e as suas representações musicais", de Mário Vieira de Carvalho, da Universidade Nova de Lisboa (dia 17, às 15h), "La chanson francophone: Pratiques, discours et pouvoirs symboliques", proferida por Cêcile Prévost-Thomas (dia 18, às 9h), e "Música e poder ou discursos como produtores activos de subalternidades", desenvolvida por António Pinho Vargas (dia 19, às 9h).

Evento conta com mais de 60 palestrantes

A sessão de abertura prevê a presença, na quinta-feira, às 14h30, do vice-reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente do ILCH, Maria Eduarda Keating, da directora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, Ana Gabriela Macedo, e da coordenadora da Linha de Acção de Literatura, Eunice Ribeiro. O programa inclui a realização de sessões paralelas, proferidas por investigadores de instituições nacionais e estrangeiras, nomadamente as universidades de Ohio (EUA), de Helsínquia (Finlândia), de São Paulo (Brasil), de Goettingen (Alemanha), de Granada (Espanha) e o Instituto de Tecnologia de Dublin (Irlanda). O último dia do congresso encerra, às 12h20, com o discurso do reitor da UMinho, António M. Cunha. O evento conta ainda com dois momentos musicais nos dias 17 e 19, às 21h30, no Salão Nobre do Edifício dos Congregados.

Para mais informações: http://www3.ilch.uminho.pt/musicadiscursopoder2011.html

Em anexo segue o resumo e o programa do colóquio

Contactos

Prof. Sílvia Araújo

Tel.: 253604195 | E-Mail: saraujo@ilch.uminho.pt

Prof. Maria Rosário Girão Ribeiro Santos

Tel.: 253604194 | E-Mail: rosario_santos@ilch.uminho.pt

(Pub.Mar/2011)

Arquivo de 2011