helena-sarmento---fado-azul--capa-cd-2
Cultura, 04.03.2011
Ex-aluna de Direito da UMinho lança primeiro disco de fado
UMinho
Helena Sarmento já é considerada uma referência na nova geração de fadistas. O escritor Fernando Dacosta considera que a intérprete está "na primeira linha dos fadistas fadados para puxar-nos o futuro".



Helena Sarmento, licenciada em Direito pela Universidade do Minho, acaba de lançar o seu primeiro disco, "Fado Azul". A edição de autor tem 11 faixas com poemas originais (um é musicado por Tino Flores) e as versões "Caldeirada", de Amália Rodrigues, e "Canção do desterro", de José Afonso.

A jovem licenciou-se em Direito em 2004 e pertenceu também ao departamento cultural da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho. Divide a vida entre a advocacia e a música, ocupando esta um lugar cada vez maior. A ex-aluna está em digressão pelo país, tendo actuações agendadas para Guimarães (24 de Março), Leiria (27 de Março), Coimbra (1 de Abril), Gaia (2 de Abril) e Lisboa (16 de Abril). É acompanhada ao vivo por Samuel Cabral (guitarra portuguesa e direcção musical), Paulo Faria de Carvalho (viola) e Sérgio Marques (contrabaixo). Os singles de avanço são "Fado dos Meus Passos" e "Respiração", cuja audição integral está acessível em www.myspace.com/ahelenasarmento. A maioria dos 13 temas baseia-se em fados tradicionais, embora com palavras novas de João Gigante-Ferreira e Joaquim Sarmento.



"O fado é um segredo"

"O fado é uma história que cada intérprete conta como sabe e como sente. Mas não é só esse feitiço; é um segredo que quanto mais se canta mais se conta e mais secreto fica", descreve a ex-aluna, nascida em Lamego há 29 anos e a viver no Porto. As suas grandes referências são, além de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Teresa Silva Carvalho, Carlos do Carmo, Camané, António Zambujo, Ana Moura e Raquel Tavares. Com 13 anos foi vocalista do grupo pop-rock Clepsidra, mas ao ouvir Amália não largou o fado.

A advogada-fadista tem actuado em projectos multifacetados, como com a Orquestra do Norte, no projecto "80 Anos de Zeca" e em palcos da Galiza. Fernando Dacosta refere no booklet do disco da jovem: "Helena Sarmento afirma-se pelo estilo próprio, voz singular, repertório original, comunicabilidade envolvente, uma referência nesse movimento já irreversível que é o fado. O seu CD coloca-a na primeira linha dos fadistas fadados para puxar-nos o futuro". 

Mais informações

Helena Sarmento

E-mail: helenasarmento.fadoazul@gmail.com

Sites: www.myspace.com/ahelenasarmento, www.facebook.com/helenasarmento

(Pub.Fev/2011)

Arquivo de 2011