coro-orq-natal2010--2-
Cultura, 10.12.2010
Concerto encheu Igreja de S. Lázaro
Braga
A Igreja de S. Lázaro encheu-se de público para ouvir o concerto do Coro de Câmara e Orquestra Académica da Universidade do Minho, com direcção do maestro Toby Hoffman, o qual teve gravação da RTP - Antena 2.

Organizado pela Junta de Freguesia de S. José de S. Lázaro e pelo Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, o concerto contou com o apoio da Paróquia de S. Lázaro, Companhia da Música da Fundação Bomfim e o patrocínio exclusivo do "Liberdade Street Fashion" do Grupo Regojo.

Para além da presença de alguns autarcas, entre os quais o presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro João Pires e o vereador da Câmara de Braga Ricardo Rio, este concerto registou a participação de muito público jovem, o que deixou muito satisfeitos os organizadores, dado que o principal objectivo é abrir a música erudita a novos públicos.

Com a participação dos violinistas Lisa Jacobs e Miguel Simões, e da soprano Magna Ferreira e do contratenor Vitor Lima, este concerto incluiu um repertório com obras de Johann Sebastian Bach, do seu filho mais jovem Johann Christian Bach e de Antonio Vivaldi.

O Coro de Câmara da Universidade do Minho foi formado em 2009 pelo Professor Vítor Lima. Constituído por alunos do Coro da Licenciatura em Música da Universidade do Minho, interpreta um amplo reportório, à cappella ou com diversas formações instrumentais, com destaque para as obras de compositores portugueses.

Em Janeiro de 2010, o Coro apresentou-se com a Orquestra de Câmara do Minho, sob a direcção do Maestro Luís Machado, no Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga, interpretando Magnificat em Talha Dourada de Eurico Carrapatoso, tendo recolhido o aplauso do público e da critica. O Coro tem participado em diversas manifestações culturais organizadas pela Universidade do Minho e por instituições da região. É directora artística do Coro da Licenciatura em Música a Professora Doutora Elisa Lessa.

A Orquestra Académica da Universidade do Minho é constituída por alunos da Licenciatura em Música do Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Formada em 2007, e tendo como directora artística a Professora Doutora Elisa Lessa, a orquestra tem-se apresentado em diversas manifestações culturais promovidas pela Universidade do Minho e por instituições da região. Em Outubro de 2009, sob a direcção do Maestro Pedro Neves a Orquestra Académica apresentou-se em concerto no Theatro Circo de Braga tendo como solista o pianista Pedro Burmester.

Em Março de 2010, sob a direcção do Maestro Jean Marc Burfin e tendo como solista a harpista francesa Françoise de Maubus, deslocou-se a França para a realização de vários concertos integrados no Festival Internacional Transeuropéennes de Roeun.

Na Páscoa de 2010, o Coro e Orquestra Académica, sob a direcção do Maestro Vitor Matos, interpretou na Igreja de Santa Cruz, Braga, o Requiem de John Rutter. Mais recentemente, sob a direcção de Jean Marc Burfin e com o pianista Luís Pipa, realizou o concerto de abertura do ano lectivo na Universidade do Minho.

Texto: Rui Feio de Azevedo

(Pub. Dez/2010)