bragacine-am-570
Cultura, 15.11.2010
Braga vai ao cinema
UMinho
Já na sua 8ª edição, o BragaCine desenrolou-se durante os dias 8 a 11 de Novembro na Universidade do Minho (UM), Campus de Gualtar. O Festival de Cinema Independente de Braga contou com a presença de Colin Arthur, director dos efeitos especiais do filme "2001 Odisseia no Espaço".



Considerado o 3º maior festival de cinema do país, o BragaCine foi o 1º festival de cinema independente de Portugal. Com um júri constituído por Tony Earnshaw, Uxia Blanco Iglesias, Sofia Povoas, Colin Arthur, Anxo Santomil como presidente, e muitos outros, o festival contou com algumas personalidades portuguesas da área, como Nicolau Breyner, Joaquim de Almeida, Cláudia Vieira, Maria João Bastos, José Wallenstein e Jorge Neto.

O UmDicas foi assistir a alguns filmes do festival e esteve à conversa com Artur Barros, director do evento e presidente do Cineclube da Universidade do Minho: "O BragaCine tem servido como uma plataforma para lançar personalidades portuguesas no panorama internacional".

Com o apoio da Organização 7ª Arte, o festival foi ainda apoiado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM): "Acima de tudo o BragaCine é um regresso a casa, sentimo-nos bem. Temos condições técnicas, estamos a ser apoiados pela reitoria, e queremo-nos manter aqui e, se possível, fazer uma 9ª edição aqui na UM", reforça o director.

Contando com a adesão de pessoas de todas as faixas etárias, mas sobretudo alunos da UM, Artur Barros explicita que esta anuência tem sido, de facto, bastante positiva: "As sessões da noite costumam ter, ao longo dos anos anteriores, casa cheia. Esperamos também que hoje seja lotação esgotada, pois durante o dia as pessoas não aderem muito porque têm aulas". Apesar das afirmações do presidente do Cineclube, a crise parece abater-se nos bolsos dos alunos minhotos pois a verdade é que durante a noite da exibição do filme "2001 Odisseia no Espaço", noite que contou com a presença e algumas explicações do célebre Colin Arthur, o auditório do CP2 encontrava-se praticamente vazio. "Na minha opinião, este evento não foi muito divulgado. Tenho a certeza que se mais pessoas soubessem que o director de efeitos especiais da "Odisseia" iria estar aqui teriam comparecido", critica Cristiano Guerreiro, aluno de Engenharia Biológica.

Este festival tenta captar as atenções daqueles que se interessam por cinema, exibindo filmes independentes com um carácter um pouco mais comercial. Apresentando mais de dez filmes e 15 curtas-metragens, a 8ª edição do BragaCine prestou homenagem ao nomeado ao Óscar e Emmy, Colin Arthur, ao actor do filme português "Balas e Bolinhos", Jorge Neto, entre outros. Foram ainda interpretadas músicas que constituíam bandas sonoras, como "Moonriver", do filme "Breakfast at Tiffany's" e "Also sprach zarathustra" de "2001 Odisseia no Espaço".

A escritora portuguesa Renata Pereira Correia teve ainda oportunidade de apresentar o seu livro "Janela da Alma". Realizou-se, além de uma exposição de quadros de Marilyn Monroe e posters alusivos à história do cinema, a Feira de Literatura Cinematográfica e DVD.

Após estas mostras, protagonistas, actores e cinéfilos puderam apreciar a noite bracarense, divertindo-se nas festas organizadas à luz deste evento no Carpe Noctem, Café Del Mar e no Sardinha Biba.

Texto: Rita Vilaça e Ângela Coelho

(Pub. Nov/2010)

Arquivo de 2010